17 de outubro de 2017

Lançado hoje em Lisboa o livro “Azulejos à Mesa” coordenado por Rosário Salema de Carvalho

Decorre hoje em Lisboa na Casa do Alentejo (17:30 horas) o lançamento do livro bilingue “Azulejos à Mesa/Azulejos in Restaurants”, com fotografia de Libório Manuel Silva e a coordenação científica da castelovidense Rosário Salema de Carvalho e em que colaboram também .os autores Alexandre Nobre Pais, Ana Almeida, Ana Maria Costa, Celso Mangucci, Francisco Queiroz, Inês Leitão, João Pedro Monteiro, José Meco, Libório Manuel Silva, Luísa D’Orey Capucho Arruda, Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara, Rita Gomes Ferrão, Rosário Salema de Carvalho, Tiago Borges Lourenço, Vítor Serrão.
«Azulejos à Mesa/Azulejos in Restaurants» (bilingue) reúne um conjunto surpreendente de restaurantes e palácios onde o prazer de uma boa refeição se alia ao encanto proporcionado por alguns conjuntos cerâmicos notáveis, e onde as experiências gastronómicas se cruzam com a história da azulejaria portuguesa, desde o barroco à contemporaneidade, numa descoberta deliciosa.
Rosário Salema de Carvalho é investigadora do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde integra o grupo Az – Rede de Investigação em Azulejo, da qual é também coordenadora executiva.
Actualmente desenvolve um projecto de pós-doutoramento (com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia), dedicado à questão das molduras no azulejo barroco, tendo como instituição de acolhimento o ARTIS (Az) e o Museu Nacional do Azulejo.
É doutorada em História, especialidade em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2012), com a tese intitulada A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias – um novo paradigma. Em 2007 defendeu o Mestrado em Arte, Património e Restauro, na mesma faculdade, com a dissertação “...por amor de Deus. Representação das Obras de Misericórdia, em painéis de azulejo, nos espaços das confrarias da Misericórdia, no Portugal setecentista”.
Tem desenvolvido investigação na área do património e, principalmente, na área da Azulejaria Portuguesa, com vários artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. © NCV

Sem comentários: