14 de fevereiro de 2018

Encontro Nacional de Concelhias da JS trouxe a Castelo de Vide 200 militantes de todo o país

No decorrer do passado fim-de-semana a Federação de Portalegre da Juventude Socialista acolheu o Encontro Nacional de Concelhias da JS, na vila de Castelo de Vide. Deslocaram-se até ao Alto Alentejo cerca de duzentos participantes, entre dirigentes nacionais, presidentes de concelhia e seus representantes, de todos os pontos do país.
Qualificar os dirigentes de base local 
O Encontro Nacional de Concelhias é um evento de matriz formativa, visando qualificar os dirigentes de base local com novas competências para o exercício das suas funções, indo desde as questões internas, respeitantes ao edifício jurídico que rege a JS às acções sectoriais a empreender com o movimento associativo, trabalhadores, estudantes e autarcas, até às prioridades políticas da organização, com a coesão territorial, o mundo laboral e o ensino superior à cabeça.
A sessão de abertura contou com a intervenção do Presidente da Federação de Portalegre da JS, Eduardo Alves, seguida da intervenção do Coordenador Concelhio da JS em Castelo de Vide e Vice-Presidente da Federação, João Diogo Carlos, e do Presidente da Federação de Portalegre do PS, Luís Testa.
Os trabalhos prosseguiram com a apresentação de três painéis, divididos em vários subtemas, preenchendo a tarde dos participantes, em que o Presidente da Federação de Portalegre da JS, Eduardo Alves, foi orador no painel subordinado à temática “JS em acção”. A noite foi reservada para uma tertúlia sobre militância, que contou com o João Pina, ex-Presidente da Federação de Portalegre da JS, que foi convidado a partilhar com a plateia a sua experiência enquanto dirigente da estrutura durante mais de uma década.
JS põe “o interior na ordem do dia”
A sessão de encerramento ficou a cargo do Secretário-Geral da JS e Vice-presidente do grupo parlamentar do PS, Ivan Gonçalves, que frisou” a importância da JS descentralizar as suas atividades no território” e que “já está em marcha o roteiro da coesão territorial, estando a JS a pôr o interior na ordem do dia”, finalizando com uma palavra de reconhecimento à Federação de Portalegre da JS pelo trabalho que vem desenvolvendo, e a intervenção da Secretária-Geral Adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, que reconheceu a “mais valia que a JS tem sido para a atual solução de governo, através das propostas que apresentou na discussão do orçamento de Estado e que foram acolhidas na sua versão final, como o desconto de 25% nos passes nos transportes públicos para os jovens até aos 25 anos, o aumento das verbas para o programa Porta 65, o Orçamento Participativo Jovem e o aumento das verbas para residências universitárias”.
Orgulho e motivação para a estrutura local
Para o Coordenador Concelhio de Castelo de Vide e Vice-Presidente da Federação, João Diogo Carlos, “foi um grande fim-de-semana para a JS, para o Distrito de Portalegre e para Castelo de Vide. Não são todos os dias, e todos os locais, que acolhem um evento desta dimensão que trazem 200 jovens até ao interior. Para além das dinâmicas económicas que se criam, é um fator de orgulho e motivação para a nossa estrutura receber um evento destes. Penso que estivemos à altura do desafio e o balanço só pode ser positivo!“.
Importante momento na vida política da JS
Para o Presidente da Federação de Portalegre da JS, Eduardo Alves, “é um importante momento na vida política da JS e um dos momentos mais relevantes na história da JS no Alto Alentejo. A JS não pode deixar de ser porta-estandarte da coesão territorial, e a escolha do Alto Alentejo e de Castelo de Vide é uma boa manifestação do caminho que tem de ser percorrido. O balanço é francamente animador, sendo este fim-de-semana a prova viva que a JS nacional é capaz de ter um evento de formação transversal, capacitando os seus quadros, e que a JS no Alto Alentejo esteve à altura das exigências, o que é o melhor barómetro que podemos ter à vitalidade da nossa estrutura”. © NCV





Sem comentários: