15 de julho de 2018

V Festival Internacional de Música de Marvão:
maestro António Victorino d'Almeida e Erika Pluhar
atuam em Castelo de Vide a 24 de Julho (17 horas)

Um dos destaques deste ano do Festival Internacional de Música do Marvão (20 a 29 de Julho) é a participação do maestro António Victorino d'Almeida, para acompanhar ao piano "a grande 'chansonnière' austríaca" Erika Pluhar, na terça-feira dia 24 de Julho (17 horas), num "concerto especial" que terá lugar no auditório da Fundação Nossa Senhora da Esperança, em Castelo de Vide, para onde se estende o evento este ano pela primeira vez. Os bilhetes custam 15 euros e podem ser comprados AQUI.

“A música clássica e erudita como instrumentos de promoção do território junto de públicos preferenciais é um propósito que merece um diálogo territorial”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, numa nota nas redes sociais a propósito de uma reunião mantida esta semana no seu gabinete com os organizadores do festival (ver foto).
Além de Castelo de Vide, como tradicionalmente, o Festival alarga-se à zona raiana espanhola, com atuações previstas em Valencia de Alcántara, onde, entre outras, atuam a Orquestra Grega, a Filarmonia das Beiras e o Coro Gulbenkian.
No dia da abertura (20 de Julho, às 19h30), no Castelo de Marvão, atua, pela primeira vez em Portugal, a Orquestra Estatal de Atenas, dirigida por Christoph Poppen, sendo solistas, a soprano Juliane Banse e a violinista Veronika Eberle, com um programa inteiramente preenchido por composições de Antonín Dvorák, designadamente o Concerto para violino, a "Canção da Lua", da ópera "Rusalka", interpretada em português, e a Sinfonia n.º 8.
Coro Gulbenkian e Officium Ensemble
O Coro Gulbenkian apresenta, nesta edição, o Requiem, de Mozart, acompanhado pela Orquestra de Câmara de Colónia, sendo solistas, Carolina Ullrich (soprano), Roxana Constantinescu (contralto), Martin Mitterrutzner (tenor), Andreas Mattersberger (baixo), sob a direção de Christoph Poppen. Em Marvão, o Requiem é interpretado, no dia 26, na Igreja do Convento de Nossa Senhora da Estrela.
Outro destaque é a participação do Officium Ensemble em dois programas: um de polifonia antiga, sob a direção de Pedro Teixeira, no Convento de Nossa Senhora da Estrela, em que, entre outras peças, interpreta a Missa Pro Defunctis, a oito vozes, de Duarte Lobo, e outro, acompanhando a Orquestra do Festival e solistas, numa missa de Joseph Haydn, no dia 29, neste mesmo espaço religioso.
Da programação prevista consta a atuação do Trio Pangea, no dia 21, na Igreja de Santiago, em Marvão, com um programa que contempla o Trio com piano em si menor, de José Vianna da Motta, compositor que nasceu há 150 anos, o Trio com piano, de Alexandre Delgado, e o Trio n.º 1, de Robert Schumann.
Atividades diversificadas
A programação também inclui conferências, iniciativas para crianças, encontros gastronómicos, um deles com o Chef alemão Thorsten Gillert, no dia 24, em que participa o Novus String Quartet, e um espetáculo na cisterna do Castelo, pelo fadista Rodrigo Costa Félix, no dia 21, ao final da noite.
O Festival termina no dia 29, com um concerto de encerramento, no Castelo de Marvão (19h00), sob a direção do maestro Christoph Poppen, e com as atuações da Orquestra de Câmara de Colónia, Juliane Banse, soprano, Anna-Doris Capitelli, contralto, Martin Mitterrutzner, tenor, Adriana Ferreira, flauta, Cristiana Neves Custódio, trompa, e Dominic Molnar, trompa.
Outro aspeto importante é a relação que o certame pretende fomentar com as escolas de música, como tem acontecido nas edições anteriores. Por isso, a organização do Festival programou também um concerto por alunos do Conservatório de Portalegre e, pela primeira vez, um recital por alunos da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
35 concertos em nove locais
A quinta edição do Festival Internacional de Música do Marvão (FIMM) decorre de 20 a 29 de Julho, com uma participação recorde de artistas portugueses. Durante os dez dias do Festival realizam-se 35 concertos, em Marvão, Santo António das Areias, Galegos, Escusa, Quinta dos Olhos d'Água, Cidade Romana de Ammaia, Portalegre, Castelo de Vide e Valencia de Alcántara.
A direção artística do Festival Internacional de Música de Marvão, onde vão estar 300 músicos de 20 nacionalidades, é partilhada pelo maestro alemão Christoph Poppen, que criou o Festival em 2014, e pela soprano Juliane Banse. © NCV
Consultar o programa completo AQUI.
Maestro Christoph Poppen.

Sem comentários: