31 de janeiro de 2019

Anunciada para 17 de Março comemoração dos 30 anos do discurso de Mário Soares na Fonte da Vila

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Acaba de ser anunciada para o Domingo dia 17 de Março em Castelo de Vide uma “sessão comemorativa dos 30 anos do discurso do Presidente Mário Soares na Judaria”. De acordo com a informação de António Pita, “será divulgado brevemente” o programa detalhado no qual o NCV sabe que a Câmara Municipal está a trabalhar há vários meses.
Mas já se conhece a estrutura da iniciativa. As entidades serão recebidas nos Paços do Concelho pelas 10:15 horas, onde decorrerá uma cerimónia do hastear da bandeira pelas 10:30 horas. Segue-se a sessão no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelas 11 horas com intervenções das entidades oficiais e visionamento do discurso então proferido pelo ex-Presidente da República Dr. Mário Soares.
Tributo a Abraham Assor e Carolino Tapadejo
O programa terminará pelas 12 horas com o descerramento de uma placa evocativa na Fonte da Vila e um tributo a Abraham Assor (título póstumo) e a Carolino Tapadejo, entáo Presiente da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Recorda-se que em 17 de Março de 1989, durante a sua sétima presidência aberta, dessa vez no Alto Alentejo, Mário Soares proferiu um discurso no Largo da Fonte da Vila em que pediu perdão aos judeus pelas perseguições que sofreram em Portugal, reforçando os valores da tolerância. © NCV

Sem comentários: