12 de fevereiro de 2019

Deputado europeu do PCP visitou a Estação Nacional de Melhoramento de Plantas em Elvas

Foto © Dorpor-PCPNCV
Foto © Dorpor-PCPNCV
Miguel Viegas, deputado europeu do PCP no Parlamento Europeu esteve ontem de manhã na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas no concelho de Elvas, onde reuniu com o seu responsável.
Na agenda esteve a Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais recentemente lançada pelo Governo. “ O PCP está no terreno para garantir que esta estratégia não seja apenas mais um pacote de boas intenções. A situação é de alarme social e económico”, refere a DORPOR do PCP. 
Miguel Viegas “apelou para a necessidade de dar meios sólidos que possam incentivar esta produção, com incentivos claros à produção, evitando assim a monocultura que se está a instalar em vastas áreas do Alentejo”. Mas “esta estratégia deve ser igualmente coerente, tirando partido do valoroso trabalho desenvolvido nesta estação que procura encontrar as melhores soluções genéticas em matéria de sementes”.
Esta visita confirma “as enormes potencialidades do Alentejo e de Portugal”. Para os comunistas norte alentejanos “a quebra acentuada da produção cerealífera constitui uma herança direta da Política Agrícola Comum da União Europeia, aplicada com zelo por sucessivos governos”. Importa por isso “romper com estas políticas e dar meios a uma nova estratégia de desenvolvimento que valoriza e desenvolve a nossa produção, com especial destaque para os cereais, mitigando o gigantesco défice comercial e combatendo a dependência face ao exterior”. © NCV

Sem comentários: