25 de fevereiro de 2019

Nisa: iniciado o processo de classificação de âmbito nacional do Menhir do Patalou

Fotos © CMN/NCV
Foi publicado no Diário da República (2.ª Série, n.º 37 de 21 de Fevereiro de 2019), o anúncio (n.º 32/2019 de 14 de Janeiro de 2019) de abertura do procedimento de classificação do Menir do Patalou, na Tapada da Bajanca, União das Freguesias de Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e São Simão, concelho de Nisa, tendo por base processo de instrução disponível no sitio da DGPC.
Menir do Patalou encontra-se junto à estrad que liga Nisa à barragem de Póvoa e Meadas.
Recorde-se que este monólito de grandes dimensões, de granito, com cerca de 4 metros de altura e 1 metro de diâmetro, pesando aproximadamente 7 toneladas encontrava-se tombado e foi objeto de especial atenção do Município de Nisa que, após os trabalhos arqueológicos decorrentes daquele projeto de investigação, foi reerguido em 26 de Setembro 2015, passando desde então a ser possível a sua visita e fruição (ver mais notícias AQUI). 
Este procedimento de classificação decorre na sequência do projeto Meganisa, que a Câmara Municipal de Nisa iniciou em 2015, em parceria com a Universidade de Évora e é fruto da preocupação da Câmara Municipal em recuperar e valorizar o património arqueológico e monumental do concelho de Nisa através do referido projeto que resultou no levantamento do Menhir do Patalou e na realização de intervenções ao nível da acessibilidade com vista à visitação da Anta dos Sarangonheiros e que, conjuntamente com os monumentos megalíticos de S. Gens e Nossa Senhora  da Redonda, constituem um singular roteiro megalítico deste concelho. © NCV

Sem comentários: