8 de março de 2019

Terras sem Sombra em Valência de Alcântara: conjunto megalitico, Orquestra Clássica do Sul e Tejo Internacional

Tendo alcançado o estatuto de festival ibérico, o Terras sem Sombra estende-se em 2019, a Espanha. Março é um mês português na vizinha Extremadura, com actividades nas duas províncias, Cáceres e Badajoz, desta comunidade irmã do Alentejo. 

Organizado a convite a Junta de Extremadura, o ciclo de iniciativas resulta da parceria do festival com a Direcção-Geral de Turismo daquela comunidade autónoma e os municípios de Valência de Alcântara e Olivença. Em foco, a música clássica e contemporânea, o património cultural e a biodiversidade – que proporcionam experiências únicas e ligam, de maneira indissociável, as duas regiões. 
Valência de Alcântara, um tesouro a descobrir 
Esta vila raiana encontra-se vinculada a Portugal por velhos laços. Aqui se celebrou, em 1497, o casamento da infanta D. Isabel de Aragão – filha primogénita dos Reis Católicos – e do rei português D. Manuel I. Os esponsais são recriados, em cada Verão, pelos habitantes da localidade e da vizinha Marvão, na Boda Régia. Uma história inspiradora para quem se adentra num território cheio de surpresas, onde a fronteira pouco mais é do que uma convenção administrativa. 
Visita ao conjunto megalítico 
A tarde do dia 9, sábado, vai ser dedicada a partir das 15 horas, sob a orientação de Daniel Méndez, ao conjunto megalítico de Valência de Alcântara, um dos mais importantes (e em melhor estado de conservação) da Europa, configurando uma extensa paisagem sagrada. Abrange inúmeros monumentos funerários, formados por blocos de granito e xisto: dólmenes – ou antas – e menires. Alguns chegaram até aos nossos dias com outras funções e servem como marcos de terras, pontos de encontro ou, até, locais de celebrações religiosas e festas civis. 
Concerto Navegar é Preciso: Charles Ives, Bruno Soeiro e Mozart
O casamento de D. Isabel e D. Manuel teve lugar na principal igreja da povoação, Santa Maria de Rocamador. Trata-se de um notável monumento da arte gótica, vinculado ao culto da imagem negra da Mãe de Deus, devoção característica dos finais da Idade Média e que irradiou, a partir de um famoso mosteiro do Sul de França, Notre-Dame de Rocamadour, ao longo do Caminho de Santiago.
Este templo, referência fundamental da rota jacobeia na Extremadura, acolhe, às 19 horas do mesmo dia, o concerto Navegar é Preciso, pela Orquestra Clássica da Sul, sob a direcção de Rui Pinheiro. Em palco vai estar um programa de excepção: The Unanswered Question, de Charles Ives, um excepcional autor norte-americano, mas pouco ouvido na Península Ibérica; Sillages, do português Bruno Soeiro; e a Sinfonia n.º 41 “Júpiter”, obra cimeira de Mozart.
Orquestra Clássica do Sul, com sede em Faro, destaca-se no panorama da música portuguesa, oferecendo uma programação diversificada, inovadora e de elevada qualidade artística. Rui Pinheiro, o seu maestro titular desde 2015, imprimiu-lhe uma marca muito particular, em que transparece o entusiasmo pela música contemporânea e o trabalho com Kenneth Hesketh, Alison Kay, Augusta Read Thomas, Stephen MacNeff, Pedro Faria Gomes, Luís Soldado e Luís Tinoco, entre outros importantes compositores.
Nas águas do Tejo Internacional: avifauna e paisagem
A manhã de domingo tem por alvo o Tejo Internacional, que abrange o vale do troço fronteiriço do rio, de reconhecida importância do ponto de vista da conservação da biodiversidade, em que a perturbação humana é reduzida. Este território sobressai pelo conjunto das suas arribas, albergando biótopos característicos, nomeadamente zonas de montado e matos onde predominam a esteva, o rosmaninho e a urze e estepes cerealíferas, bem como elementos da flora e da fauna de inegável interesse.
Ressaltam as linhas de água com comunidades vegetais ripícolas e, no domínio da avifauna, espécies preservadas por convenções internacionais. É uma importante área de nidificação em que se podem observar a águia-de-bonelli, a águia-real, o abutre-fouveiro e o abutre-do-egipto. Abriga também populações de cegonhas-pretas, muito raras.
Visita guiada no Balcón del Tajo
O Parque Natural do Tejo Internacional designa dois espaços naturais protegidos, um na província de Cáceres, em Espanha, e outro no distrito de Castelo Branco, em Portugal. Ambos vão ser percorridos pelo Terras sem Sombra, a bordo do navio Balcón del Tajo, com a capacidade de 80 passageiros, numa visita guiada por Roberto Ramallete, Dinis Cortes e João Carvalho. A saída far-se-á de Valência de Alcântara, às 9:30 (hora local).
Todas as actividades, são de acesso livre e sem inscrição prévia, partindo o Terras sem Sombra a seguir para Olivença, Beja, Elvas, Cuba, Ferreira do Alentejo, Odemira, Barrancos, Santiago do Cacém e Sines. © NCV

Sem comentários: