A Junta de Freguesia de Póvoa Meadas organiza amanhã sábado dia 8 de Junho uma visita à Herdade da Galeana, em Mourão, onde “pasta a ganadaria” Murteira Grave. O passeio custa 30 euros por pessoa com almoço incluído.
A Herdade da Galeana abre as suas portas a todos os aficionados e amantes da natureza para que possam desfrutar da “experiência única da observação do toiro bravo em plena liberdade”.
“Pela beleza da sua paisagem e o enquadramento do toiro bravo no seu habitat natural, a Herdade da Galena apresenta condições únicas para a criação deste animal admirável, sendo considerada como uma das mais belas ganadarias de todo o campo bravo”.
Herdade da Galeana: o templo do Toiro Bravo
“Galeana” – Tem música quando se diz, tem encanto quando se vê, tem força quando se pisa, tem aroma quando se respira, tem paz quando se medita e tem magia quando lá se está". Quando em 1939 Manuel Joaquim Grave, avô do actual ganadero, comprou Galeana, pastava então ali a ganadaria espanhola da viúva de Soler, proprietária desta herdade. Bem junto a Espanha, em Galeana cada canto tem a sua história, cada pedra no caminho parece guardar segredos de contrabandistas d’outros tempos…as azinheiras guardam outros segredos, os dos toiros, que nelas se rascam e abrigam. Existem poucas herdades tão ganadeiras como Galeana. Na exuberância das cores, cheiros e sons, surgem majestosos os toiros, verdadeiros senhores desta terra. Na herdade da Galeana o toiro bravo pode ser apreciado em toda a sua plenitude e esplendor. É este o prazer que pretendemos proporcionar a todos aqueles que nos queiram visitar. Extensão e organização: A extensão é de 918 hectares. Está toda cercada no seu perímetro e dividida em numerosos parques com bastantes charcas para abeberamento dos animais. Trata-se de um montado com uma boa densidade de azinheiras. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário