1 de novembro de 2019

Fátima Pinto Leite lança amanhã no Gavião o livro "Dona Esther e os coronéis"

Clicar na imagem para ampliar.
Fátima Pinto Leite lança amanhã no Gavião o livro "Dona Esther e os coronéis - Uma História de Boneca” que retrata a história da atriz Esther, filha de Eusébio Leão, naturais de Gavião, que se tornaram referências nacionais. 
Esther Leão, estrela de primeira grandeza, reconhecida nos palcos apesar da gaguez com que nascera, viaja de Portugal para o Brasil, na companhia de Leonardo Jorge, de vinte e cinco anos, que por ela abandonou o curso de Medicina, no qual era aluno brilhante. 
Devido a uma avaria do Astúrias, ancorados frente à ilha Terceira, nos Açores, ambos mergulham no álbum de marroquim grenat. Guiada pelo perfume das violetas das margens do Tejo, em terras de Guidintesta, Esther explica ao jovem apaixonado a difícil relação que, por causa do espírito aventureiro e paixão pelo teatro, manteve com o influente tio Ramiro, dono dos prósperos armazéns Ramiro Leão. Lamenta os desencontros com o pai, Eusébio Leão, proclamador da República, a cujo funeral foi impedida de assistir. 
Desgostosa com a pouca qualidade do teatro em Portugal, com o desaparecimento dos poetas e pintores seus amigos e com o repúdio da família, o sol e o samba da baía do Rio de Janeiro iluminam a sua chegada, a terras de Vera Cruz. 
A autora
Fátima Pinto Leite nasceu em Marvão, Aramenha (Ammaia). É licenciada em Filologia Românica, pela Universidade de Lisboa, e especializada em Orientação Profissional. Professora em Portalegre, tem procurado incutir nos jovens o respeito pelas terras e gentes do interior, a importância da persistência e o valor inestimável dos livros. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: