15 de dezembro de 2019

Arrancou esta semana em Nisa um serviço municipal de teleassistência domiciliária à população idosa

O Município de Nisa concebeu e implementou em 2017 o Regulamento Nisa Social, que inclui quatro serviços; o Cartão Municipal do Idoso, a Oficina Móvel Social, o Fundo Municipal de Apoio Social e o Serviço de Teleassistência, que começou a ser implementado esta semana.
O enquadramento é o de um território envelhecido, onde os habitantes com mais de 65 anos perfazem mais de um terço da população geral, são fundamentais medidas e investimentos em prol do cuidado e dinamismo da vida dos mais idosos.
A implementação do serviço da teleassistência domiciliária permite à população idosa, isolada ou em situação de dependência, continuar integrada na sua habitação, dispondo de um serviço que lhe dê resposta às situações de emergência, bem como apoio na solidão, proporcionando segurança e tranquilidade à própria e aos seus familiares, preservando a sua autonomia, autoestima e contribuindo para uma sincera melhoria da sua qualidade de vida.
Como funciona
Em termos práticos, a Teleassistência prestada pela Câmara Municipal de Nisa consiste na instalação e custeamento de um serviço (gratuito para o beneficiário) que será anexado ao telefone fixo de qualquer rede ou telemóvel, possibilitando aos beneficiários do serviço, solicitar apoio e auxílio sempre que necessário, bastando para isso pressionar simplesmente um botão encontrando de imediato uma resposta que aciona os meios necessários de acordo com a necessidade do utente e dos dados previamente fornecidos aquando da inscrição neste serviço.
Previstas 25 instalações
Para o arranque deste serviço, estão previstas 25 instalações que depois se multiplicarão por quantas forem necessárias mediante os interesses e as necessidades dos portadores do Cartão Municipal do Idoso, das pessoas com idade inferior a 65 anos que vivam sós ou em situação de isolamento total ou temporário e/ou tenham algum grau de dependência/incapacidade, a quem se reserva a Teleassistência.
Este investimento do Município de Nisa pretende ser mais uma aposta ganha tal como o Cartão do Idoso, cujo número de portadores ultrapassa largamente as duas centenas e continua a crescer diariamente, assumindo-se como um caso de sucesso no conjunto de medidas que contribuem para um envelhecimento ativo e salutar, formuladas a par com medidas que promovem a natalidade, num dos concelhos do país, mais afetados pela falta de nascimentos. © NCV

Sem comentários: