27 de março de 2020

BPI e a Fundação ”la Caixa” apoiam descobrimento e valorização do anfiteatro de Ammaia em Marvão

Fotos © Ammaia/NCV
O BPI e a Fundação ”la Caixa” anunciaram ontem que, através do Programa Promove – Dinamização de Regiões Fronteiriças, vão apoiar um projeto-piloto em Marvão no âmbito do concurso lançado em 2019.
O projeto vencedor em Marvão foi apresentado pela Fundação Cidade de Ammaia e intitula-se “A nova realidade patrimonial transfronteiriça: descobrimento e valorização do Anfiteatro de Ammaia”.
O objetivo do projeto é a consolidação, estudo e valorização do anfiteatro da cidade romana de Ammaia, identificado e descoberto durante a campanha de escavação arqueológica deJjulho de 2019, dentro do projeto internacional levado a cabo em cooperação entre a Fundação Cidade de Ammaia, a Fundación de Estudios Romanos, o Museo Nacional de Arte Romano de Mérida e a Universidade de Lisboa, com a colaboração da Câmara Municipal de Marvão, esta última curadora-fundadora da Fundação Ammaia. 
O descobrimento do anfiteatro, um monumento reconhecido no capital simbólico da cultura europeia, é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma nova realidade cultural capaz de potenciar o setor económico, turístico e social da região, com clara vocação transfronteiriça.
Desenvolvimento das regiões do interior
Esta 2ª edição do Programa Promove do BPI e da Fundação ”la Caixa”, realizada em 2019, dedicou um total de cerca de 1 milhão de euros ao apoio a oito projetos-piloto inovadores e com potencial de replicabilidade, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das regiões do interior de Portugal. Nesta edição, foram também apoiadas sete ideias com potencial para se converterem em projetos-piloto inovadores com as mesmas características.
Subsídio ao investimento até 150 mil euros por projeto
Os apoios são concedidos sob a forma de subsídio ao investimento e podem atingir um máximo de 150 mil euros por projeto - um aumento em relação aos 100 mil euros atribuídos na edição anterior - e um máximo de 5 mil euros por ideia inovadora.
Tal como em 2018, a avaliação das candidaturas dos projetos baseou-se em três critérios: qualidade, impacto no território, incluindo o potencial de replicabilidade, e sustentabilidade económica e financeira.
No concurso de ideias, lançado pela primeira vez em 2018, foram valorizados a qualidade e exequibilidade da ideia, o seu grau de inovação e o seu potencial contributo económico e social para o território e replicabilidade.
Implantação em Portugal
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no CaixaBank. Em 2019, destinou 20 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.
A Fundação ”la Caixa” mantém o seu compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, quando todos os seus programas estiverem implementados e a funcionar em pleno. © NCV

Sem comentários: