27 de março de 2020

Câmara Municipal de Castelo de Vide anunciou novo conjunto de medidas de prevenção e combate à crise:
- vedados os acessos à Barragem
- desincentivadas visitas na Páscoa
- unidade de 40 camas no Pavilhão Municipal
- trabalhadores em serviços mínimos e rotatividade
- Executivo mantém atividade diária

A Câmara Municipal de Castelo de Vide anunciou na passada madrugada mais um conjunto de medidas concretas no quadro da prevenção e combate às consequências da crise decorrente da pandemia do novo Coronavirus Covid-19.
Barragem “cercada”
De acordo com a GNR, a Câmara Municipal decidiu fechar a circulação no Caminho Municipal 1007 entre os cruzamentos do Patalou e de acesso ao Poio com acesso autorizado apenas a “agricultores residentes, proprietários e outras viaturas devidamente autorizadas”. São também bloqueados todos os acessos ao plano de água da barragem.
Campanha “desincentiva” visitas na Páscoa
Acresce uma campanha de sensibilização em preparação visando sensibilizar os não-residentes e seus familiares para que não visitem o concelho no próximo período pascal.
Unidade para 40 pessoas no Pavilhão Municipal
Por outro lado vai ser instalada no Pavilhão Municipal uma unidade de alojamento com capacidade para 40 pessoas, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia, através da cedência de camas. A unidade do Inatel já integra agora a Rede Nacional de Apoio ao Combate do COVID-19.
Trabalhadores em serviços mínimos e rotatividade
A partir de hoje, sexta-feira, “todos os trabalhadores da Autarquia, para além daqueles que já se encontram em contexto de teletrabalho (...) passarão a garantir apenas os serviços mínimos presenciais, em escalas de rotatividade quinzenal”.
Executivo mantém atividade diária
Segundo o comunicado emitido, que se publica abaixo na íntegra, “o Executivo Municipal manterá a sua atividade diária, disponível pelos contatos telefónicos e via e-mail”. © NCV
Comunicado da Câmara Municipal
de Castelo de Vide
“À medida que a dimensão do contágio vai alastrando e proliferando por todo o país elevando a situação de Emergência Nacional, a Câmara Municipal vai igualmente estando atenta à evolução crítica da situação.
Assim, importa adaptar mais ações adequadas e de maior contingência, de modo a reforçar todas as medidas já implementadas pela Autarquia, bem como em linha de coerência com as recomendações da DGS e do próprio Governo.
1. No sentido de impedir condições para o incumprimento do despacho 3547/2020 que determina o encerramento das Áreas de Serviço de Autocaravanas e dos Parques de Campismo e Autocaravanismo que passa a vigorar a partir desta sexta-feira 27, e de modo a acautelar situações de conflito que se têm vindo a assistir em vários pontos do país com a desobediência às Autoridades, foi determinado a proibição da circulação rodoviária, com efeitos imediatos e por tempo indeterminado, na estrada da Barragem de Póvoa e Meadas (cm 1007), no troço cruzamento do Patalou ao cruzamento de acesso ao Poio, exceptuando os agricultores residentes, proprietários e outras viaturas devidamente autorizadas.
2. Mais se determina que TODOS os acessos ao plano de água sejam fisicamente bloqueados, por tempo indeterminado, por forma a impossibilitar a chegada a esses acessos e o estacionamento nesses recantos envolventes à Barragem.
3. A Câmara Municipal está a preparar uma campanha de sensibilização para consciencializar todos os Castelo-videntes, Povoenses e outros Amigos da nossa terra com 2ª residência para que nesta Páscoa não nos visitem. NÃO PODEM VIR! E apelamos a TODOS os munícipes residentes que demovam os familiares e amigos desse propósito.
O caso de Espanha demonstra bem a sentença de morte involuntária que se verificou em terras do interior em pessoas idosas e desprotegidas que foram infetadas por habitantes de Madrid e dos grandes centros urbanos em virtude de se refugiarem nas terras dos pais e dos avós!
4. Perante o Despacho (3659-D/2020) da Sr. Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que tutela a INATEL, a Unidade de Castelo de Vide integra agora a Rede Nacional de Apoio ao Combate do COVID-19, passando a ser uma reserva destinado ao isolamento profilático e/ou de apoio ao pessoal médico numa resposta territorialmente alargada e não exclusiva ao concelho de Castelo de Vide.
A Câmara Municipal que tinha auscultado a INATEL para a possibilidade de reserva deste equipamento para a estratégia de resposta municipal entende a medida e apoia a opção. Nesse sentido, está a ser criado com o apoio da Santa Casa da Misericórdia, através da cedência de camas, a instalação de uma Unidade de Alojamento no pavilhão municipal com capacidade para 40 camas.
Não queremos alarmar a população. Porém, esta será uma medida cautelar de apoio logístico, que em caso de uma situação crítica em lares do concelho determinará a resposta imediata, porquanto o caso que o país está a viver, obriga a ter medidas subsidiárias de prevenção.
5. Mais se informa que a partir desta sexta-feira, todos os trabalhadores da Autarquia, para além daqueles que já se encontram em contexto de teletrabalho (não obstante o despacho 3614-D/2020 da Série II, do Diário da República/2020, de 23 de março, cuja redação não dispensa os trabalhadores com funções que exigem atividade presencial), passarão a garantir apenas os serviços mínimos presenciais, em escalas de rotatividade quinzenal.
O Executivo Municipal manterá a sua atividade diária, disponível pelos contatos telefónicos e via e-mail.
Com a serenidade necessária, mantemo-nos atentos e unidos nesta batalha!
Castelo de Vide, 27 de março de 2020
O Presidente da Câmara,
António Pita
Telemóvel: 916601963

Sem comentários: