28 de maio de 2020

Conselho Económico Paroquial decide amanhã sobre processo de venda da ermida medieval de São Miguel

Foto © AMP Busca/NCV (arquivo)
Foto © AMP Busca/NCV (arquivo)
Estará de novo em curso, segundo apurou o NCV, um processo de venda da ermida medieval de São Miguel, pero da Igreja de Nossa Senhora da Penha, na Serra de S. Paulo em Castelo de Vide.
O interesse será de um investidor estrangeiro que ali pretenderá construir uma vivenda, desconhecendo-se de momento se com salvaguarda daquele património de inegável valor histórico e cultural, mau grado um pobre valor artístico e apesar do estado de avançada degradação em que se encontram o interior e o exterior do edificado (as fotos que publicamos são de arquivo).
Reunião do Conselho Económico Paroquial
Realiza-se amanhã dia 29 de Maio uma reunião do Conselho Económico Paroquial a pedido do Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco em que o assunto estará na agenda.
Recorda-se que a ermida e o terreno (com cerca de um hectare) em que está implantada, pertencentes à Fábrica da Igreja,  já estiveram em tempos à venda, por um valor de 60 mil euros, mas foi retirado por carecer de autorização episcopal e porque não avançou o projeto de construção da creche do Centro Paroquial de Assistência no terreno a ele destinado por detrás do Salão Jardim.
Ermida ligada ao cripto-judaísmo castelo-vidense
De acordo com o estipulado no cânone 1292 do Código do Direito Canónico, tratando-se de um bem com valor histórico, embora pobre de valor artístico, só pode ser alienado com o consentimento expresso da Santa Sé.
Ora segundo especialistas contactados pelo NCV, trata-se tão só de uma ermida medieval, uma das cinco igrejas de Castelo de Vide representadas por Duarte d' Armas, além de se registarem vestígios arqueológicos por debaixo do edificado e estar ligada ao cripto-judaísmo castelo-vidense.
Município pode optar e pedir classificação
Foto © AMP Busca/NCV (arquivo)
Desconhece-se também qual será a posição que tomará a Câmara Municipal de Castelo de Vide que poderá exercer o direito de opção que lhe assiste e/ou promover um imediato pedido de classificação desta Igreja de S. Miguel junto da Direção-Geral do Património Cultural a fim de proteger cautelar e adequadamente este património medieval.
O Município de Castelo de Vide tem aliás devidamente inventariada e descrita esta Igreja de S. Miguel, como a seguir se transcreve.
Igreja de São Miguel

Não sabemos dizer com precisão quando foi fundada. Sabe-se, porém, por documento existente nos arquivos da Câmara com data de 8 de Abril de 1570 que nesse dia foi datado um "Tratado de dádiva da casa de São Miguel a Nossa Senhora da Penna, e da administração, e a sua mulher Margarida Pires, em vida de ambos por tal dádiva pertencer à Câmara desta Villa".
A igreja de S. Miguel fica situada para Sudeste de Castelo de Vide em local isolado. Esta igreja é constituída por um só volume que engloba a nave, capela-mor, sacristia e anexos que serviam de habitação ao ermitão.
A nave é retangular, o teto é de madeira de secção trapezoidal abatida. O arco triunfal que separa a nave da capela-mor é de volta perfeita e arranca de dois capitéis simples. Na parede Este existe um púlpito com balaustrada de finas colunas de madeira trabalhada.
A capela-mor é retangular, o pavimento de tijolos está um pouco sobre-elevado em relação ao da nave. O teto é de madeira e em secção trapezoidal. Na parede Sul está o altar com três nichos sem qualquer imagem.
 A fachada principal está voltada a Norte, tem empena triangular simples. Abrem-se quatro vãos: a porta principal, uma pequena fresta de iluminação da nave, à esquerda da porta há uma janela e do lado direito há uma porta ogival e que dá acesso à casa do ermitão. No telhado desta casa há uma chaminé de traça moderna”. © NCV
Foto © AMP Busca/NCV (arquivo)


Sem comentários: