16 de agosto de 2020

Está em curso uma nova campanha de esterilização de animais errantes no concelho de Marvão


A Câmara Municipal de Marvão e a Associação Patas Dadas informam que estão a implementar, desde o dia 10 de Agosto, uma nova campanha de esterilização de animais errantes (colónias de gatos e canídeos recolhidos), através do Programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver).
No dia 17 de Agosto, iniciam-se as capturas na vila de Marvão, motivo pelo qual se pede aos donos de felinos que os mantenham em casa, de forma a não serem capturados por engano.
Aspetos a ter em consideração durante esta ação:
- O(s) cuidador(es) de cada colónia deve(m) acompanhar os seus animais no transporte fornecido pelo Município de Marvão até à Clínica e, depois, da Clínica para a colónia, ou arranjar quem o possa fazer.
- As armadilhas terão que ser atadas, depois de apanhados os animais, na zona das portas, para que não se abram.
- Os animais só deverão ser retirados das jaulas, depois de bem acordados, para que não se desorientem.
- Todos os felinos esterilizados voltarão com chip e com a ponta de uma orelha cortada.
- Os animais mais dóceis e socializados poderão ser colocados para adoção.
Nas próximas semanas, o Programa CED vai ser implementado em várias localidades do concelho de Marvão, com a respetiva calendarização a ser divulgada, nos canais de comunicação do Município, com a devida antecedência.

O que é o CED?

Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) é um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres. O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador. Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as crias que ainda estejam em idade de socialização são retirados das colónias e encaminhados para adoção. © NCV

Sem comentários: