6 de agosto de 2020

Festival Periferias até 2ª feira traz 20 filmes nas noites de Verão em território português e espanhol

Clicar na imagem para ampliar o programa.
A VIII edição do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara oferece, a partir desta quinta-feira, dia 6, um programa de cerca de duas dezenas de filmes para ver em sessões noturnas, ao ar livre, de ambos os lados da fronteira.
A abertura acontece em Santo António das Areias, com o filme "O que arde", do realizador galego Oliver Axe (Prémio do Júri - Un Certain Regard, em Cannes), ponto de partida para uma semana de exibições em lugares inesperados como a cidade romana da Ammaia, a quinta dos Olhos d'Água na Portagem, a antiga estação de comboios da Beirã e a antiga alfândega na fronteira de Galegos-Marvão, em território português; ou Carbajo, Cedillo e o Museu Vostell em Malpartida de Cáceres, em Espanha.
Edição em formato curto
O evento, que este ano apresenta um formato mais curto, em virtude da atual situação de saúde pública, centra a sua proposta no cinema independente e de autor, privilegiando temáticas como os direitos humanos, o meio ambiente, a arte e cultura.
Em destaque, logo no segundo dia (7 de Agosto), estarão as questões de "sexualidade e género", com a apresentação de uma selecção de curtas metragens de dois festivais chineses - Critica e ShangaiPride -, durante a manhã, na Quinta dos Olhos d'Água, e a estreia em Portugal do filme "Rafiki", da queniana Wanuri Kahiu, na sessão noturna prevista para a fronteira com Espanha, na gare da antiga alfândega.
O filme, que gerou forte controvérsia no seu país de origem, conta a história de duas estudantes de Nairobi e a descoberta de um amor que as obrigará a enfrentar a desconfiança e o preconceito da sociedade local. Para quem não puder estar presente no local, sobra a alternativa de visionar online, através da plataforma Filmin, quer a obra de Wanuri Kahiu, quer as curtas chinesas.
Ainda para este dia (sexta-feira, 7), mas em Espanha, na localidade de Carbajo, está reservada outra das novidades desta edição, uma sessão Drive-in, na qual será exibida a obra "Ari Malikian, una vida entre las cuerdas", biopic baseado na vida do conhecido violinista libanês, da autoria de Nata Moreno (melhor documentário, prémios Goya 2019).
"O Paraíso, provavelmente" na Ammaia
"O Paraíso, provavelmente", comédia poética do conceituado realizador palestiniano Elia Suleiman, está programada para sábado (dia 8), nas ruínas da cidade romana da Ammaia, num cenário onde se destaca a silhueta de Marvão iluminada, no alto da montanha.
O programa de domingo (9 de Agosto) tem início, mais uma vez, na quinta dos Olhos d'Água, com a exibição do último filme de Pedro Costa, "Vitalina Varela" (prémios Leopardo de Ouro e Melhor Atriz, no Festival de Locarno 2019), e reserva para a noite a apresentação de duas produções recentes de jovens realizadores ibéricos. 
"Três Realizadoras Portuguesas" na Beirã
Noutro dos cenários emblemáticos do festival, a antiga estação de comboios da Beirã, poderá ver-se o compacto "Três Realizadoras Portuguesas", assinadas por Leonor Teles, Mariana Gaivão e Sofia Bost. Presentes para apresentação da obra e diálogo com o público estarão uma das realizadoras, Mariana Gaivão ("Ruby"), e Vicente Gil, o actor principal de "Cães que Ladram aos Pássaros", a curta de Leonor Teles. 
Numa sessão paralela, em Cedillo (Espanha), o realizador de "Barzakh", Alejandro Salgado, marcará igualmente presença e terá oportunidade de apresentar o seu filme, uma história poética sobre um grupo de amigos e a espera interminável que têm de suportar para cruzar a Europa desde África.
Tributo a Ennio Morricone
Clicar na imagem para ampliar.
Nos restantes dias do festival, há ainda espaço para um tributo ao compositor Ennio Morricone, na segunda-feira, 10 de Agosto, com a exibição da obra "Desenterrando Sad Hill", de Guillermo de Oliveira. O documentário acompanha a reconstrução do cemitério fictício de Sad Hill, construído em Espanha, na região de Burgos, há 50 anos atrás, para a sequência final do filme "O bom, o mau e o vilão". Incluem-se depoimentos de Ennio Morricone ou Clint Eastwood, entre outros.
Encerramento no Museu de Malpartida de Cáceres 
O encerramento do festival acontece, a exemplo de anos anteriores, no museu Vostell de Arte Contemporânea, em Malpartida de Cáceres (Espanha), onde terá lugar a exibição de "El Cuadro", de Andrés Sanz, mais um documentário espanhol, desta feita sobre o mistério que rodeia uma das mais famosas obras de arte de todos os tempos, "Las Meninas", do pintor espanhol de ascendência portuguesa, Diego Velazquez.
Prémio Tejo/Tajo Internacional
Na ocasião, proceder-se-á ao anúncio do vencedor do prémio Tejo/Tajo Internacional, que distingue o filme mais votado pelo público, e à entrega do respetivo galardão, da autoria da escultora Maria Leal da Costa.
O Periferias conta, em Portugal, com os patrocínios da Câmara Municipal de Marvão, Comissão de Coordenação Regional do Alentejo, Direcção Regional de Cultura e Turismo de Portugal. Do lado espanhol, os principais apoios são os da Junta de Extremadura, Filmoteca da Extremadura, Diputación de Cáceres e Ayuntamiento de Valência de Alcântara. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: