18 de outubro de 2020

Faleceu esta semana Manuel Frutuoso,
“um dos últimos canastreiros de Portalegre”

Foto © CMP/NCV
Faleceu na passada quinta-feira, dia 15 de Outubro, Manuel António Nogueira Frutuoso, um dos últimos canastreiros de Portalegre, como se lhe referiu a Presidente da Câmara Municipal, Adelaide Teixeira, ao adiantar a notícia “com grande pesar”. Em nome da Câmara Municipal de Portalegre, a sua Presidente apresentou na ocasião “as mais sinceras condolências à família enlutada, estendendo estes votos de pesar a todos os seus amigos”.
“Uma vida inteira de dedicação ao seu trabalho e décadas de promoção do artesanato Norte Alentejano por todo o país mereceram distintas nomeações, prémios, menções honrosas a nível nacional e internacional, a par de boas amizades que foi semeando nos lugares por onde passou”, sublinhou Adelaide Teixeira.
Natural do Sítio do Tapou, na Freguesia de Ribeira de Nisa, Manuel António Nogueira Frutuoso nasceu a 14 de Junho de 1931 e começou a fazer cestos com 12 anos de idade. Foram mais de 70 anos de trabalho como canastreiro, o que fez dele “o guardião de uma arte tradicional desenvolvida em condições climatéricas adversas… Falava muitas vezes de “invernos inteiros a cortar madeira nos soutos, esgalhar, fazer os molhos e acarretá-los às costas até casa, para depois aí enterrar, encozer, rachar, talhar, lavrar, fundear, tecer e rematar os cestos. É inevitável lembrar o orgulho que sentia em ser canastreiro, um ofício familiar que seguiu por gosto e vocação”, referiu Adelaide Teixeira.
Manuel Frutuoso foi agraciado em 23 de Maio de 2019 com a Medalha de Ouro da Cidade de Portalegre, “por uma vida dedicada à divulgação e preservação de um dos mais emblemáticos ofícios tradicionais da Ribeira de Nisa, o fabrico de cestos em madeira de castanho bravo”. © NCV

Sem comentários: