16 de março de 2021

Faleceu o Professor Carlos Abafa

 Carlos Abafa.
Com 75 anos de idade (nasceu a 23 de Abriil de 1945), faleceu em Monchique o Professor Carlos Alberto Lopes Abafa, que viveu e trabalhou em Castelo de Vide durante vários anos.
Foi professor e diretor do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide e desenvolveu localmente uma intensa atividade cultural, incluindo a fundação e direção da Oficina “O Ouriço” - que teve a sua sede no edifício da antiga cadeia no Castelo – e do jornal “O Pregão” (1985-1995) de que também foi diretor (de 1991 a 1995). Colaborou ainda na publicação "A Sacada" (1982-1984) da Associação "Ogiva".
Proposta de um espaço museológico “a congregar memórias coletivas”
A sua tese de mestrado em Museologia na Universidade de Évora (Departamento de História) teve como tema “Castelo de Vide – das campanhas arqueológicas à memória de um lugar” (2004), cujo resumo do autor se recorda a seguir.
Este trabalho foi também apresentado nas 3ªs Jornadas de Arqueologia do Norte Alentejano e incluído no livro de comunicações dado à estampa pelas Edições Colibri em 2011 (pgs 369-394).
“Pretendo com este estudo equacionar a implementação de um Núcleo Museológico que dê a perspectiva da história local. Desenvolvi um estudo documental da bibliografia que refere Castelo de Vide nas suas origens históricas e geográficas, incluindo naturalmente a movimentação dos judeus. Visei depois, o estudo da actividade arqueológica desenvolvida dentro do perímetro amuralhado da Vila, nas últimas décadas. Concebi um percurso museológico, desenvolvendo uma lógica para estimular o visitante para as questões da história da Vila. Entende-se que este museu não se confina ao núcleo propriamente dito, mas prolonga-se pelo Burgo Medieval envolvente. Daí a inclusão de uma área de interactividade com o exterior da Vila sob a forma de um écran com captação de imagens em tempo real. Equaciono a inclusão de uma zona de experimentação de carácter prático-lúdico, ligada à prática arqueológica. A projectação identidária da Vila no espaço museológico fará com que aquilo que era um espaço inacessível, deixe de ser um não-lugar. Passando a congregar memórias colectivas, constitui-se assim como lugar”.
Percurso académico no Politécnico de Portalegre
Carlos Abafa destacou-se ainda como professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPP) do Instituto Politécnico de Portalegre e integrou o primeiro Conselho Diretivo eleito da instituição, que ontem divulgou uma longa e circunstanciada nota de pesar. Até à sua reforma em 2005 coordenou o processo de criação da licenciatura bietápica em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, que entrou em funcionamento em 1998, como resultado da reorganização do curso de bacharelato em Engenharia da Comunicação e Técnicas Gráficas. Mais tarde coordenou também a conversão da licenciatura bietápica na licenciatura em Design de Comunicação, que se iniciou em 2002, curso que se mantém ainda hoje com essa designação na oferta formativa da ESTG-IPP. Coordenou a área de Design na ESTG-IPP durante um período de cerca de oito anos. © NCV

Sem comentários: