30 de março de 2021

Páscoa em Marvão: o “acrescento” dos bolos fintos...

Os bolos fintos, famosa receita alentejana, são habitualmente confecionados na altura da Páscoa para presentear amigos e familiares. Uma iguaria sem igual e dificilmente replicada noutras zonas do país, dada a sua composição, mas também a sua história envolta em tradições.
Sabe-se que os antigos, em vez de utilizarem massa mãe para confecionar os bolos, faziam o famoso “acrescento”, à base de fermento, água e farinha. O fermento andava de casa em casa, tapado geralmente com uma folha de couve, para que fosse amassado à vez pelos vizinhos e familiares.
Quando o fermento ficava finto, amassavam-se os bolos em alguidar de barro. No fim, colocava-se uma marca com um pedacinho de massa na borda do alguidar, fazia-se uma cruz e furava-se com o dedo indicador enquanto se dizia: “Deus te acrescente, as almas do céu p’ra sempre, eu fiz o que pude, ponha-te Deus a virtude. Ámen” ou “Deus te acrescente que é p’ra muita gente”.
Para além dos bolos fintos, também os folares são uma doçaria tradicional da época pascal, com os quais os padrinhos presenteiam os afilhados. Fazem-se a partir da massa dos bolos fintos, com a única diferença de que levam um ovo cozido no meio e amêndoas espeltas a enfeitar. © NCV

Sem comentários: