10 de março de 2021

PS - Castelo de Vide evocou Maria da Cruz Repenicado Dias (1915-2008) no Dia Internacional da Mulher

Foto © D.R./NCV
O PS-Castelo de Vide evocou e homenageou nas redes sociais a figura da Enfermeira Maria da Cruz Repenicado Dias (1915-2008) por ocasião da passagem do Dia Internacional da Mulher. 
Para o fazer citou a informação do portal fontedavila.org (texto da autoria de Diogo Salema Cordeiro - ler na íntegra AQUI), de onde também colhemos a fotografia junto que ilustra a publicação.
Referindo-se à importante carreira de Maria da Cruz Repenicado Dias, o Boletim nº 1, de Outubro de 2007, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a páginas 50 e 51 (ano em que foi homenageada pela Escola), permitimo-nos destacar: “ (…) Foi a primeira Monitora Chefe da Escola, tendo imprimido uma nova filosofia na organização das enfermarias escola e nos métodos pedagógicos adoptados e que se inspiravam no modelo dos Estados Unidos da América (…) foi a primeira professora da Escola a fazer o Curso de Partos na Universidade de Coimbra, era dona de uma cultura profissional muito evoluída para a época, lutou pela organização da profissão de enfermagem e do seu ensino, junto com José Pinto Teles e Maria Fernanda Resende, foi um dos grandes pilares para a enorme remodelação, inovação e humanização operada nos Hospitais da Universidade de Coimbra e no ensino de enfermagem nos anos 50. (…) Foi no seu tempo que se criaram as enfermarias escolas, que se transformaram em enfermarias modelares (…) foram também com o seu envolvimento, criadas as brigadas sanitárias de família". © NCV

Sem comentários: