29 de março de 2021

Remoção das cablagens aéreas no centro histórico começa no dia 6 de Abril no Largo da Fonte da Vila

Fotos © CMCV/NCV
Fotos © CMCV/NCV
A partir do próximo dia 6 de Abril (terça-feira), o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide anunciou nas redes sociais que “está previsto iniciarem-se os trabalhos que visam retirar a cablagem das travessias dos arruamentos e das fachadas dos imóveis que constituem o Largo da Fonte da Vila”.
Fê-lo como forma de assinalar ontem a passagem do Dia Nacional dos Centros Históricos que se recorda precisamente a 28 de Março em que nasceu o seu patrono, o historiador Alexandre Herculano 1810-1877.
O enterramento das cablagens elétricas e de telecomunicações em toda a Vila e não apenas no Centro Histórico, é uma aspiração muito antiga das populações locais e avança agora também muito incentivada por alguns investidores externos. 
No caso do Largo da Fonte da Vila também se advoga de tempos a tempos a possibilidade de proibir e limitar o estacionamento e a circulação do trânsito.
Entretanto, o monumento Fonte da Vila foi muito recentemente alvo de trabalhos de manutenção e pintura (ver fotos no final da notícia).
Um primeiro passo...
Segundo adiantou também o autarca, sem juntar mais pormenores, esta “obra de pormenor que visa a qualidade visual, mas que certamente fará toda a diferença” constitui um “primeiro passo que agora irá ser dado; e para o qual se uniram vários esforços institucionais de modo a que estes elementos dissonantes da paisagem urbana do nosso Centro Histórico possam gradualmente ser apagados”.
Cablagem perturba contemplação do espaço
“Este largo, verdadeiro “ex-libris” da nossa terra, é certamente um dos mais belos dos Centros Históricos portugueses. Sabemos bem que a riqueza histórica, monumental e artística de Castelo de Vide vale sobretudo pelo seu conjunto, mas sem dúvida alguma que este conjunto encerra um valor particularmente distintivo. Oferece a quem o visita um ambiente único de harmonia, quer pela beleza de enquadramento, quer pelo seu simbolismo”, refere António Pita, concluindo que “num momento em que vive benefícios de robustos investimentos públicos e privados com várias obras de reabilitação a serem realizadas, também vai agora ser tempo de ser valorizado com a remoção da cablagem aérea que perturba profundamente a contemplação do espaço”. © NCV
Fotos © D.R./NCV


Sem comentários: