3 de abril de 2021

Escola de Hotelaria de Portalegre deseja Feliz Páscoa com proposta de receita de bolo finto

O bolo finto é um produto tipicamente alentejano que, hoje em dia, se consome durante o ano inteiro, mas que está muito associado a algumas épocas particulares, como a Páscoa.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre apresentou, desejando uma Páscoa Feliz, a sua proposta de bolo finto que, além de ser muito saboroso, impregna o ar com aromas a canela e erva-doce.
Para respeitar a tradição, uma equipa constituída por formadores e alunos preparou uma receita que respeitou os ingredientes e os diversos passos até se chegar ao produto final. Entre os participantes pode ver-se o aluno castelovidense André Almeida.
A receita proposta
Ingredientes: 12 ovos 750 g de açúcar 2,5 kg de farinha 70 g de fermento de padeiro 250 ml de leite 200 ml de azeite 50 ml aguardente 1 c. de chá de canela 1/2 c. de sobremesa de erva-doce Raspa de um limão, sal, ovo (para pincelar).
Bater os ovos com o açúcar. Adicionar o fermento previamente diluído num pouco de leite quente, o leite, o azeite, a aguardente, sal, canela e erva-doce. Aquecer esta mistura em lume brando. Retirar do lume e adicionar a farinha aos poucos.
Amassar bem até a massa formar bolhas.
Abafa-se com um pano e deixa-se levedar (fintar) cerca de 4 horas. Tendem-se os bolo. Colocar sobre papel vegetal separados cerca de três dedos uns dos outros.
Mantêm-se assim mais 1 a 2 horas até crescerem. Depois faz-se um golpe em cruz, pincelam-se com ovo, e cozem-se em forno moderadamente aquecido cerca de 45minutos. © EHT/NCV

Sem comentários: