5 de abril de 2021

Festa de Nossa Senhora da Luz com missa mas sem procissão, em dia de Feriado Municipal

Realiza-se hoje a Festa de Nossa Senhora da Luz em segunda-feira de Páscoa, também dia de Feriado Municipal.
A festa resume-se mais uma vez este ano à missa na capela - que será às 12 horas – sem a Procissão das Velas nem a festa de convívio tão popular entre os castelovidenses que ali afluíam neste dia para desfrutar de momentos de lazer nas zonas adjacentes à capela e na fronteira Quinta da Senhora da Luz.
Termina assim o programa da semana Santa em Castelo de Vide marcado mais uma vez pelos tempos de confinamento e combate ao Covid-19.
De referir que em 2018 e 2019 o grupo Amigos das 49cc se responsabilizou pela organização das festividades populares, suceedendo à dupla Banda União Artística e Associação Ekosiuvenis que o tinha feito nos anos anteriores.
Nave única antecedida por galilé
De acordo com uma nota do portal "Fonte da Vila", a capela da Senhora da Luz é de nave única antecedida por galilé. Apresenta capela-mor escalonada com sacristia adossada do lado esquerdo. A fachada termina em empena e o portal, retilíneo, é ladeado por duas janelas quadrangulares, gradadas [IPA PT041205030036].
De acordo com a inscrição aplicada do lado da Epístola no arco triunfal, a capela foi instituída em 1609 por Francisco Rodrigues Henriques, com três missas semanais conforme escritura lavrada por tabelião, em 1634: "ESTA IRMIDA D NOSSA SENHORA DA LVZ/HE DE FRCO ROIZ HENRIQUES MOR EM LISBOA E/ DE SEVS HERDEIROS QUE SE FES A SVA CVSTA/ NO ANO DE 609. TEM MISSAS CADA SOMA=/ NA E FABRICA COMO SE VERA ESCRI=/TVRA.NAS NOTAS D Y DIAS. ANO DE 634".
Importante património Azulejar
Como as fotos documentam, a Capela de Nossa Senhora da Luz apresenta um painel de azulejos figurativos, representando Nossa Senhora da Luz, sobre o portal, e, no interior, revestimento de azulejos de padrão, na nave, e de enxaquetados, na capela-mor.
A descrição do revestimento e a catalogação dos azulejos de padrão estãoaliás disponíveis no Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo, um projeto desenvolvido pela Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões - IHA/FLUL em colaboração com o Museu Nacional do Azulejo. © “Fonte da Vila”/NCV 

Sem comentários: