3 de maio de 2021

I Congresso Internacional “Ciência e Tiflologia - A cegueira em contexto científico” de 15 a 17 de Junho em streaming a partir de Castelo de Vide

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
“A Cegueira em Contexto Científico” é o tema central do I Congresso Internacional Ciência e Tiflologia que se realizará em “streaming” (por videoconferência) a partir de Castelo de Vide entre os dias 15 e 17 de Junho próximo.
A organização do evento é do Centro Português de Tiflologia (CPTEI), da Fundação Nossa Senhora da Esperança (FNSE) e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), contando com o patrocínio da Delta Cafés.
Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia
A iniciativa vem reanimar a presença da Fundação castelovidense na área da tiflologia, a sua vocação original por decisão dos seus fundadores em 1863, e constitui a primeira iniciativa do recente Centro Português de Tiflologia (CPTEI), visando a sua apresentação pública e internacional e também assinalar a inauguração da primeira fase do Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia e da exposição "Jardim Perfumado" com curadoria de Lúcia Bertazz, no novo Centro de Arte e Cultura da Fundação Nossa Senhora da Esperança (FNSE).
A sessão de abertura do Congresso tem lugar imediatamente após estas duas inaugurações na 3ª feira dia 15 de Junho complementada com um “momento musical”.
Trinta especialistas em quatro painéis
Os trabalhos propriamente ditos desenrolam-se com a participação de uma trintena de reputados especialistas nacionais e internacionais nos dias 16 e 17 de Junho em quatro painéis: “Educomunicação, Arte e Cultura”, “Desenvolvimento Háptico Percepcional e da Suplência Multissensorial em Equidade Social”, “Ciência e Tecnologia na Engenharia da Habilitação/Reabilitação, Acessibilidades e Usabilidade” e “Ergonomia Espacial, Urbana e no Design Web, para a Orientação e Mobilidade com Autonomia e Independência”.
Conteúdos reunidos em "livro de atas"
Segundo fontes ligadas à organização, o Congresso pretende elencar e compendiar, fundamentadamente, o que de mais relevante, sob o ponto de vista pedagógico educomunicacional e cultural, investigacional e do desenvolvimento, no plano científico e tecnológico, já se efetuou, o que está em curso e em perspetiva no mundo, por intermédio da apresentação de conferências e comunicações alusivas”.
Anuncia-se aliás desde já a publicação num volumoso “livro de atas” de todos esses conteúdos, devidamente enriquecidos com os contributos aferidos e colhidos nos debates. © NCV

Sem comentários: