6 de março de 2015

Seminário do projeto “Olhares Cruzados”
sobre desenvolvimento educativo e comunitário


"Arrancou no dia 5 de Março o seminário referente ao projeto "Olhares Cruzados – Inside View", na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho. O encontro une o Agrupamento de Escolas e a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide, juntamente com profissionais de educação e de reabilitação de património de Paris, Berlim, Vilnius e Liége. 
O objetivo do evento passa pela produção e partilha de conhecimentos e metodologias em questões de desenvolvimento educativo e comunitário".
"Este seminário é uma oportunidade para refletir estratégias e metodologias que ajudem a compreender e a recriar, em diferentes contextos, processos educativos de desenvolvimento local, de intergeracionalidade e de valorização de equipamentos sociais", explicou o coordenador, o professor Amândio Valente.
O projeto permite aos docentes castelovidenses realizar intercâmbios com as outras cidades, cujos professores, mesmo em contextos diferentes, têm dificuldades e conceitos de ação educativa similares. Desta forma, como partilhou Ana Paula Travassos, Diretora do Agrupamento de Escolas, têm a oportunidade de verificar de que forma é que os parceiros atuam a nível de educação, de inclusão social e de valorização do património local, defendendo que os objetivos da escola passam pela formação não só académica, mas também de "perpetuação do património histórico" das comunidades. Segundo a Diretora, em Castelo de Vide, "há professores a trabalhar nesse sentido", como é exemplo a realização de trabalhos no âmbito do património castelovidense, por parte dos alunos do primeiro ciclo, pelo que "ganham por eles próprios consciência da sua cultura".
Através do "Olhares Cruzados" os mais novos também têm a oportunidade de conviver e aprender com a população sénior. Como destacou o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Fernando Soares, "a ligação da Santa Casa com a escola tem sido favorável por várias razões, entre elas pelo facto de os alunos poderem conversar com os idosos: conhecerem memórias e experiências".
Do mesmo modo, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, sublinhou a "tradição de pluralidade e de abertura a outras comunidades do território", e frisou a necessidade de conhecer o passado para formar o futuro.
A inauguração contou ainda com a presença do Diretor da Escola Superior de Educação de Portalegre, Luís Miguel Cardoso, que salientou a mais-valia da sinergia entre instituições para um bem comum, neste caso "a oportunidade de trazer os países (França Alemanha e Bélgica) para os mesmos objetivos, cidadania e democracia". © CMCV/NCV



Sem comentários: