27 de julho de 2025

Peça figurando o capitão de Abril como Boneco de Estremoz oferecida à Casa da Cidadania Salgueiro Maia

Fotos © CCSM/NCV
Foto © CCSM/NCV
A artesã de Évoramonte Inocência Lopes visitou a Casa da Cidadania Salgueiro Maia e ofereceu simbolicamente uma peça de sua autoria: o capitão de Abril em forma de Boneco de Estremoz que, passará doravante a fazer parte do mobiliário da receção do Museu.
A visita foi acompanhada também pela vereadora Helena Esteves que lhe agradeceu e entregou um kit municipal oferecido a visitantes e incluindo dois livros sobre Salgueiro Maia.
Artesã de Evoramonte com produção certificada
Inocência Lopes é natural de Évora Monte e sempre se interessou em aprender toda a técnica de modelação e pintura dos Bonecos de Estremoz. Em 2019, viu este sonho realizado ao conseguir ingressar no I Curso de Técnicas de Produção de Bonecos de Estremoz, promovido pelo CEARTE em parceria com o Município de Estremoz, encontrando assim a oportunidade de fazer a sua aprendizagem com o Mestre Jorge da Conceição.
Desde então, mostrou-se muito interessada em dar continuidade a esta arte popular e, assim que sentiu mais confiança nos conhecimentos já adquiridos, e após muito praticar, começou a fazer peças com um notável gosto pela arte e sentido de compromisso e respeito pela técnica e estética da produção do Figurado em Barro de Estremoz, classificado pela UNESCO como património Cultural Imaterial da Humanidade.
Inocência Lopes é proprietária de uma loja de artesanato na vila histórica de Évora Monte, onde vende a sua produção de Bonecos de Estremoz, arte à qual se dedicou em exclusivo nos últimos 3 anos, tendo já em 2022 obtido a Certificação da sua produção. © NCV

Sem comentários: