25 de fevereiro de 2007

“Renúncia quaresmal” de 2007 destina-se a apoiar
construção de Seminário na Guiné-Bissau
e Igreja e centro Paroquial dos Assentos

A renúncia quaresmal deste ano será “a favor de duas obras concretas de primeira necessidade, que nos propomos ajudar este ano: uma na Guiné-Bissau e outra na nossa Diocese”, de acordo com o que o Bispo D. José Sanches Alves deixou expresso na sua Mensagem Quaresmal intitulada “Da contemplação ao serviço”.

Na Guiné-Bissau, “onde trabalha um missionário do Preciosíssimo Sangue, originário da nossa Diocese, ajudaremos a construir o Seminário, destinado à formação dos futuros sacerdotes daquele país, onde os portugueses implantaram a fé e onde a instabilidade política continua a deixar atrás de si um rasto de pobreza”.

Assentos: equipamento esperado há mais de 20 anos

“No Bairro dos Assentos da cidade de Portalegre, ajudaremos a levantar a igreja, o centro paroquial e o centro social, cujas obras já foram iniciadas nos fins de 2006. Trata-se de um equipamento religioso, pastoral e social esperado há mais de vinte anos pela população do maior bairro da cidade, situado numa zona em contínua expansão habitacional. Tendo em conta as características da população aí residente e a baixa percentagem da comparticipação com que foi contemplada a igreja e o centro paroquial, só a generosidade de instituições privadas e de pessoas singulares permitirá alcançar os fundos necessários à sua conclusão”.

De acordo com D. José Alves, “a Quaresma é o período de quarenta dias que precede e prepara a principal solenidade do povo cristão, a Páscoa” e a “Igreja todos os anos convida os fiéis a viverem com particular intensidade este tempo litúrgico, servindo-se dos recursos espirituais colocados à sua disposição”. © NCV

NOTA: O texto integral da Mensagem Quaresmal de 2007 foi publicado em O Distrito de Portalegre e pode ser encontrado na Secção Igreja em Notícia.

Sem comentários: