4 de janeiro de 2008

Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros
abre a 19 de Janeiro em Castelo de Vide

A abertura a nível distrital do Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros decorrerá em Castelo de Vide no próximo dia 19 de Janeiro.
O evento, sugerido pela Liga dos Bombeiros Portugueses, é organizado a nível do Distrito de Portalegre pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide e pela Federação Distrital de Bombeiros do Distrito de Portalegre, em colaboração com a Câmara Municipal de Castelo de Vide e com as Juntas de Freguesia do Concelho.
Posse dos corpos sociais dos Bombeiros
Durante a manhã e no decorrer da prevista Sessão Solene, para além das intervenções de diversos convidados, terão lugar as tomadas de posse dos novos Corpos Sociais da Federação de Bombeiros do Distrito de Portalegre, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide e do novo 2º Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide.
Na mesma oportunidade serão condecorados o Comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários de Portalegre, José Realinho, bem como, todos os Estandartes das Associações de Bombeiros do Distrito, com a Medalha de Serviços Distintos - Grau Ouro, alusiva ao Ano Nacional do Voluntariado. Proceder-se-á igualmente à leitura de um Manifesto Alusivo ao Dia Nacional do Voluntariado nos Bombeiros.
Pormenores do programa
O programa das várias actividades começa às 9 horas com o hastear de Bandeiras no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide, perante formatura do Corpo de Bombeiros; segue-se cerimónia idêntica meia hora depois junto ao edifício da Câmara Municipal de Castelo mas com formatura de todos os Corpos de Bombeiros do Distrito de Portalegre.
Pelas 10 horas tem lugar uma recepção, pelas forças em parada, às entidades convidadas, também junto aos Paços do Concelho, onde no Salão Nobre tem lugar uma sessão solene pelas 10:30 horas. Duas horas depois decorrerá um desfile apeado e motorizado de todas as forças presentes, antecedendo o almoço convívio.
“Voluntariado e Incêndios Florestais”
Durante a parte da tarde haverá um “Workshop” sobre “Voluntariado e Incêndios Florestais” que terá lugar no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira. Em debate vão estar temas como "O Voluntariado nos Bombeiros", a cargo de um representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, "Voluntariado/Profissionalismo nos Bombeiros", pelo Comandante dos Bombeiros de Castelo de Vide, Pedro Rabaça, e “A Operacionalidade e os Bombeiros Voluntários", pelo Comandante Operacional do Distrito, Luís Costa, “O Fogo e a sua utilização", pelo engenheiro João Filipe Bugalho, e "As Autarquias e o Voluntariado" por um representante (ainda não indicado) da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
O encerramento das actividades faz-se com uma cerimónia protocolar prevista para as 17 horas. A pensar na população De acordo com uma fonte muito próxima da organização local, “todas estas iniciativas, para além do "peso" e dignidade que possuem para todos os intervenientes directos, são especialmente vocacionadas para a população em geral, pelo que é objectivo da organização fazer a sua divulgação de forma variada, por forma a haver elevado número de participantes/assistentes na sua realização”. © NCV

Sem comentários: