9 de maio de 2008

Nova edição da célebre “Memória Histórica da Muito Notável Vila de Castelo de Vide” será lançada dia 17 na sede da Fundação Nossa Senhora da Esperança

Para o próximo dia 17 deste mês está previsto o lançamento de uma nova edição do livro “Memória Histórica da Muito Notável Vila de Castelo de Vide”, da autoria do Dr. César Augusto de Faria Videira.
Conforme é conhecido, esta obra, na sua primeira publicação, de há cem anos, tem mantido o interesse então despertado apesar de os seus exemplares de há muito rarearem. A referida “Memória Histórica” passou também a ser desde então livro de consulta indispensável para os estudiosos e importante referência para trabalhos de vária índole.

A edição póstuma da obra que agora vai ser colocada à disposição do público, inclui uma introdução do Professor Doutor Filipe Themudo Barata, integra textos inéditos que o autor, Dr. César Videira, havia preparado para uma 2ª edição e que não chegou a levar a efeito, e ainda um conjunto de fotografias antigas de Castelo de Vide.

A coordenação e revisão da nova edição foi levada a cabo por Diogo Salema Cordeiro, Rosário Salema de Carvalho, Francisco Sepúlveda Teixeira, Ana Patrício, Pedro Sá e Joaquim Carvalho, tendo sido acrescentadas notas próprias com o intuito de esclarecer certos aspectos da obra.
Promove a edição a Universidade de Évora, no âmbito do seu Centro Internacional de Formação Avançada Mousinho da Silveira, a funcionar em Castelo de Vide, através do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades (CIDEHUS).
Tem ainda o patrocínio da Caixa Agrícola do Norte Alentejano, da Ocrimira e da Fundação Cidade da Ammaia, e está a cargo das Edições Colibri Lda.

O lançamento vai ter lugar na sede da Fundação Nossa Senhora da Esperança, Convento de São Francisco, em Castelo de Vide, pelas 16 horas de sábado, dia 17 do corrente.
© NCV

Sem comentários: