5 de agosto de 2010

Ribeiro e Pita negaram prolongamento de horário
a meio da semana ao JM Café Bar


Na sua reunião de ontem, a Câmara Municipal negou a possibilidade de prolongamento do horário das 2 até às 4 horas da manhã solicitado pelo JM Café Bar, na Volta do Penedo, em Castelo de vide, para vigorar até 2 de Setembro.
Recorda-se que este estabelecimento é o único no seu género que já dispõe de autorização expressa para prolongar o seu horário até às quatro horas da manhã mas apenas durante os fins-de-semana.
Fê-lo aprovando uma proposta de indeferimento da solicitação apresentada pelo Presidente da Cãmara Municipal, António Ribeiro, escudado no parecer da GNR que referia a necessidade de obter mais consentimentos escritos de mais vizinhos.
Mas a situação não foi pacífica, tendo o vereador Rui Miranda proposto votação favorável atendendo à licença existente para o fim-de-semana, às aprovações anteriores e referindo que a mesma poderia ser automaticamente retirada logo que eventualmente fossem apresentadas algumas queixas.
E na votação final António Ribeiro (PSD) e António Pita (PSD) votaram pela não concessão deste prolongamento de horário, com Daniel Carreiras da Silva (PSD) e Fernando Valhelhas (PS) a absterem-se e assim apenas Rui Miranda (PS) a votar a favor.
Este pedido de prolongamento de horário incluía a primeira semana de Setembro, quando decorre em Castelo de Vide a Universidade de Verão do PSD que habitualmente se prolonga por este bar noite dentro.
Reunião com trabalhadores suspendeu serviços
Na mesma reunião ficou ainda a saber-se a razão pela qual os serviços municipais encerraram durante uma hora na passada sexta-feira dia 30 de Julho, entre as 14 e as 15 horas.
Em resposta a uma pergunta de Rui Miranda, ficámos a saber que a situação se deveu a uma iniciativa do Vice-Presidente, António Pita, e se destinou à realização de uma reunião geral dos trabalhadores do Município.
Na ausência do Presidente António Ribeiro, na altura em gozo de férias, o Vice-presidente aproveitou para chamar a atenção de todos os trabalhadores para a necessidade de cumprimento estrito dos horários, evitando muitas pausas de trabalho e outras ausências durante o período de funcionamento. Alegadamente esta chamada de atenção decorre de “queixas” recebidas da parte de alguns munícipes e chegou mesmo a ser ventilada a necessidade de encerrar durante vários períodos o bar de apoio aos trabalhadores que a CâmaraMunicipal mantém no rés-do-chão, no atrio do edifício dos Paços do Concelho.
Outros assuntos
Na mesma reunião, o Executivo Municipal tomou conhecimento das normas de participação no “Mercado Medieval – Viver a História”, entretanto já divulgadas no sítio Internet da Autarquia, bem como de trabalhos arqueológicos de levantamento a realizar pelo Igespar no quadro do projecto “Necrópoles alto-medievais da Serra de São Mamede” nos concelhos de Marvão, Arronches e Castelo de Vide.
Da agenda de trabalhos, constava ainda a tomada de conhecimento de um parecer da Associação Nacional de Municípios relativamente a um projecto de portaria que tem por objecto “a definição dos procedimentos de criação, alteração e extinção de estabelecimentos públicos de ensino e de unidades orgânicas”.
Para além disso, foi ainda aprovada uma ocupação da via pública com esplanada de 16 metros quadrados na Carreira de Cima.
A próxima reunião do Executivo Municipal realiza-se, como habitualmente, no próximo dia 18 de Agosto, na sessão mensal fechada ao público. © NCV

Sem comentários: