P U B L I C I D A D E

14 de junho de 2017

Luísa Maria Caixadas Semedo Fernandes é a nova presidente da Banda União Artística

Luísa Maria Caixadas Semedo Fernandes é a nova presidente da Direção da Banda União Artística, na sequência de recentes eleições para os corpos sociais da instituição.
A Mesa da Assembleia Geral foi confiada a Francisco Manuel Rosado Margarido e a presidência do conselho fiscal a Luís Maria Bucho Chaves
Na Direção, Luísa Semedo Fernandes é acompanhada por Célia Cristina Pernes Romão Carlos (secretária), Carla Cristina Sempiterno Rolo (tesoureira) e ainda pelos vogais Diogo Gaio Chaves, Luís Miguel Matela Rolo, Mariana Gato Canário e João Manuel Rodrigues Bonacho.
Acompanham Francisco Manuel Rosado Margarido na assembleia geral Rui Jorge Serafim Catalão e Francisco António Beliz como 1º e 2º secretários.
Por seu turno, no Conselho Fiscal Luís Maria Bucho Chavesapoia-se em João de Alegria Barradas Cortiço e em Laurentina Augusta Picado Matela Rolo como 1º e 2º secretários.
Como regente da banda continua Francisco José Gonçalves de Jesus.
Património Cultural de Castelo de Vide
“Os órgãos sociais, no exercício digno das suas funções, procuram manter com rigor os mesmos objectivos de todos aqueles que com grande nobreza dignificaram o bom-nome desta Instituição para que esteja para sempre ligada ao Património Cultural de Castelo de Vide”.
A Banda União Artística faz parte do Património Cultural de Castelo de Vide e dedica-se ao ensino musical gratuito de toda a população, desde a sua criação em 21 de Agosto de 1881, então com a designação de Sociedade Filarmónica União Artística. Os seus fundadores foram na sua grande maioria por sapateiros, barbeiros, pedreiros, carpinteiros, ferreiros e outros artesãos que naquele tempo eram considerados “artistas” que ao aderirem a este projecto cultural se constituíram numa “União de Artistas”.
Predomina a juventude
Atualmente a Banda é constituída por 35 executantes, na sua grande maioria saídos da sua Escola de Música, que possui 20 alunos inscritos, é essencialmente uma banda juvenil, pois mais de 50% dos seus elementos têm idades inferiores a 16 anos.
Escola de Musica
A Escola de Musica da BUA tem como objectivos ministrar gratuitamente aos seus alunos, os conhecimentos básicos de Teoria Musical e Solfejo, bem como a aprendizagem de um Instrumento musical e contribuir para que todo o educando adquira os conhecimentos teóricos e técnicos suficientes para integrar como “músico de mérito” a Banda União Artística. © NCV

Sem comentários: