15 de maio de 2018

Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo: apresentação da série “O Nosso Cônsul em Havana” e do programa do Castelo de Vide Cup - Summer 2018

Francisco Manso.
No âmbito da “Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo”, a decorrer até ao próximo Domingo em Lisboa, será apresentada hoje 3ª feira pelas 18 horas naquele local (Rua Portas de Santo Antão) a série televisiva “O Nosso Cônsul em Havana” que será rodada ainda este ano em Castelo de Vide (ver notícias AQUI). Estará presente para o efeito o produtor e realizador Francisco Manso.
Castelo de Vide Cup-Summer
O programa para o dia de hoje inclui ainda um “convívio Castelo de Vide Cup Summer” na Sala Pombalina com “apresentação do programa definitivo 2018 e desafios para o futuro”.
Treze episódios de 45 minutos
A produção da série televisiva baseada na obra de Eça de Queirós, envolve 13 episódios, de 45 minutos cada, que irão para o ar nos diferentes canais da RTP. A rodagem da série terá início a partir de Setembro próximo e será realizada em Portugal, Espanha e Cuba. 
A escolha de Castelo de Vide
Castelo de Vide foi a localidade portuguesa escolhida para a rodagem da série pela “qualidade da arquitectura e preservação da malha urbana do século XIX”, pelo “bom estado do espaço público” e ainda pela “confiança na comunidade de ter capacidade de corresponder a uma mega produção”.
O guião abordará a importante ação política em prol dos direitos do homem protagonizada por Eça de Queiroz enquanto diplomata em Cuba.
A série pretende trazer a público, por intermédio de um entrecho ficcional, um período quase desconhecido mas muito conturbado da vida de José Maria Eça de Queiroz, que corresponde à sua primeira missão consular em Havana, Cuba (1872-1874). “Um Eça surpreendente e de grandes convicções humanísticas, numa Cuba colonial a duas décadas e meia da independência”, refere um nota de imprensa da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
O documento recorda, a este propósito, que Eça de Queiroz defende os imigrantes chineses que vindos da China, muitos deles via Macau, trabalhavam nas plantações de cana-de-açúcar em Cuba num sistema de quase escravatura.
O produtor e realizador Francisco Manso já filmou em Castelo de Vide o filme “O Último Condenado à Morte” (ver notícias AQUI) e, entre outros trabalhos foi também responsável por “A Ilha dos Escravos” e “Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus”). © NCV
Clicar na imagem para ampliar.


Sem comentários: