Mostrar mensagens com a etiqueta “O Nosso Cônsul em Havana”. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta “O Nosso Cônsul em Havana”. Mostrar todas as mensagens

16 de maio de 2018

Filmagens da série “O Nosso Cônsul em Havana” começam em Setembro com figurantes locais

Foto © NCV
As filmagens da série televisiva “O Nosso Cônsul em Havana” vão decorrer em Castelo de Vide (ver mais notícias AQUI) durante algumas semanas a partir de meados de Setembro, segundo confirmou ontem em Lisboa o produtor e realizador Francisco Manso durante uma breve cerimónia de apresentação do projeto que teve lugar na Casa do Alentejo no quadro do programa da Semana de Castelo de Vide que ali está a decorrer até ao próximo Domingo dia 20 de Maio.
Foto © NCV
A produção vai contar com figurantes locais, estando previsto que o respetivo “casting“, a cargo de Patrícia Vasconcelos, se inicie já em Julho. As filmagens decorrem em diversas ruas da zona histórica e utilizando diversos edifícios como sejam os Paços do Concelho, a Casa do Morgado, a Igreja de Santo Amaro, etc..
A série televisiva envolve 13 episódios de 45 minutos que serão exibidos em “prime time” na RTP1 e baseia-se num período quase desconhecido, mas muito conturbado da vida de José Maria Eça de Queiroz, que corresponde à sua primeira missão consular em Havana, Cuba (1872-1874), ficcionada por António Torrado. As filmagens decorrem também em diversos outros locais de Portugal (Portalegre, Porto, S. Pedro do Sul, Entre-os-Rios, etc), em Havana e está também previsto que se estendam à vizinha cidade de Cáceres.
Francisco Manso é autor de documentários e de obras de ficção para cinema e televisão, entre os quais os filmes "Aristides de Sousa Mendes - O cônsul de Bordéus", "A ilha dos escravos", "O testamento do senhor Nepumoceno" e as séries "Almeida Garrett" e "Regresso ao mar". Já filmou em Castelo de Vide “O Último Condenado à Morte” (2009 - ver notícias AQUI). © NCV
Foto © NCV

15 de maio de 2018

Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo: apresentação da série “O Nosso Cônsul em Havana” e do programa do Castelo de Vide Cup - Summer 2018

Francisco Manso.
No âmbito da “Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo”, a decorrer até ao próximo Domingo em Lisboa, será apresentada hoje 3ª feira pelas 18 horas naquele local (Rua Portas de Santo Antão) a série televisiva “O Nosso Cônsul em Havana” que será rodada ainda este ano em Castelo de Vide (ver notícias AQUI). Estará presente para o efeito o produtor e realizador Francisco Manso.
Castelo de Vide Cup-Summer
O programa para o dia de hoje inclui ainda um “convívio Castelo de Vide Cup Summer” na Sala Pombalina com “apresentação do programa definitivo 2018 e desafios para o futuro”.
Treze episódios de 45 minutos
A produção da série televisiva baseada na obra de Eça de Queirós, envolve 13 episódios, de 45 minutos cada, que irão para o ar nos diferentes canais da RTP. A rodagem da série terá início a partir de Setembro próximo e será realizada em Portugal, Espanha e Cuba. 
A escolha de Castelo de Vide
Castelo de Vide foi a localidade portuguesa escolhida para a rodagem da série pela “qualidade da arquitectura e preservação da malha urbana do século XIX”, pelo “bom estado do espaço público” e ainda pela “confiança na comunidade de ter capacidade de corresponder a uma mega produção”.
O guião abordará a importante ação política em prol dos direitos do homem protagonizada por Eça de Queiroz enquanto diplomata em Cuba.
A série pretende trazer a público, por intermédio de um entrecho ficcional, um período quase desconhecido mas muito conturbado da vida de José Maria Eça de Queiroz, que corresponde à sua primeira missão consular em Havana, Cuba (1872-1874). “Um Eça surpreendente e de grandes convicções humanísticas, numa Cuba colonial a duas décadas e meia da independência”, refere um nota de imprensa da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
O documento recorda, a este propósito, que Eça de Queiroz defende os imigrantes chineses que vindos da China, muitos deles via Macau, trabalhavam nas plantações de cana-de-açúcar em Cuba num sistema de quase escravatura.
O produtor e realizador Francisco Manso já filmou em Castelo de Vide o filme “O Último Condenado à Morte” (ver notícias AQUI) e, entre outros trabalhos foi também responsável por “A Ilha dos Escravos” e “Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus”). © NCV
Clicar na imagem para ampliar.