18 de maio de 2018

Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo: passados em revista vários projetos empresariais
que estão a ser implementados no concelho

Fotos © NCV
Foram cinco os projetos económicos apresentados ontem ao final do dia na Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo numa tertúlia intitulada "Castelo de Vide em Transformação!": 3 na área turística (ver também AQUI) e dois de natureza industrial e comercial.
Nova unidade na Praça D. Pedro V
Entre os empreendimentos turísticos projetados foram passados em revista pelos seus promotores. A primeira é uma nova unidade de alojamento na Praça D. Pedro V, que envolve 12 camas em 3 suites e 3 quartos de tipo “superior” em prédio confinante com a Travessa (obra em curso) que poderá entrar em funcionamento até ao final deste ano.
Hotel do Pasmar com 20 quartos (40 camas)
A segunda é o Hotel do Pasmar cujo projeto ganha forma como unidade de 5 estrelas com 20 quartos (40 camas), sendo 8 no atual edifício da quinta (remodelado) e 12 pequenas unidades a edificar no terreno da quinta e cumprindo os ditames e limitações impostas pelos regulamentos do Parque Natural da Serra de S. Mamede, complementados por uma piscina interior, um SPA e um restaurante. É intenção do promotor – o empresário Helder Martins - poder iniciar a obras ainda este ano.
Palacete da D. Maria Amélia em Póvoa e Meadas
Fotos © NCV
Por seu lado, o chamado palacete da D. Maria Amélia no Rossio de Póvoa e Meadas, recentemente adquirido por um casal luso dinamarquês, vai ser reabilitado para uma exploração turística e hoteleira diferenciada e inovadora dirigida primordialmente aos mercados nórdicos. O projeto está ainda na fase inicial de planeamento e arquitetura, e correspondente análise do modelo de financiamento e exploração a adoptar, que deverá ganhar um novo fôlego a partir de Setembro próximo. Até lá já estão a ser dirigidos convites a potenciais clientes para efetuarem visitas a Póvoa e Meadas para contactarem com as condições objetivas do projeto.
Central Tendeiros já pediu aumento de capacidade
Noutra área, foi apresentada a Central Fotovoltaica dos Tendeiros (ver mais notícias AQUI) ficou a saber-se que as obras da sua construção começam já no próximo mês de Junho e estão entregues à empresa portuguesa Efacec; os promotores esperam poder entrar na fase de produção até ao final deste ano. Por outro lado, soube-se ainda que a Exus Management já solicitou autorização para um aumento de 20% da capacidade de produção anual, dos atuais 24 megawatts para 29 a 30 megawatts que será implementada assim que for aprovada. Os 790 mil painéis em 50 hectares podem assim passar a cerca de 85 mil painéis em 60 hectares.
“Azeite da Vila” é novo produto gourmet
Finalmente, foi conhecido um projeto de lançamento de uma nova marca local de azeite gourmet - o “Azeite da Vila” - que pretende iniciar ainda este ano a comercialização de 15 mil litros, passando rapidamente aos 30 a 40 mil litros, com base em azeite regional e num esquema inovador de recolha e processamento da azeitona de pequenos e médios produtores. O projeto na sua integralidade vai ser apresentado em Castelo de Vide nas próximas semanas, segundo apurou o NCV junto do promotor.
Percursos pedestres
A ocasião foi ainda utilizada para que a arquiteta Manuel Murteira, dos quadros da CIMAA, tenha feito uma apresentação das potencialidades dos 6 percursos pedestres do Feel Nature como projeto-âncora na área do Parque Natural da Serra de São Mamede e da via ferrata existente em Castelo de Vide que disse ser única no Alentejo.
Não chegou a ser apresentado o projeto do SPACE, a nova área de acolhimento empresarial prevista para Castelo de Vide (ver notícia AQUI), como estava previsto no programa inicial. © NCV
Fotos © NCV

Fotos © NCV

Sem comentários: