19 de novembro de 2019

Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. João Queiroz
inaugura instalações da Escola Superior de Saúde
no Dia do Politécnico de Portalegre (25 de Novembro)

Professor João Queiroz.
Clicar na imagem para ampliar o programa.
O Dia do Politécnico de Portalegre é comemorado a 25 de Novembro, no Campus Politécnico. 
Este ano estará presente o Diretor-Geral do Ensino Superior, Professor João Queiroz, para a inauguração das instalações da Escola Superior de Saúde, e será responsável pela conferência “Novos desafios para o Ensino Superior”.
Cooperação com Cabo Verde
O dirigente testemunhará a assinatura do protocolo com a Direção Geral homóloga de Cabo Verde, com a qual o Politécnico de Portalegre estabelecerá um acordo, tendo em vista a operacionalização de um programa de cooperação para acesso e ingresso a cursos do IPP, por parte de candidatos oriundos daquele país lusófono.
Propriedade Industrial
Na ocasião será também assinado um protocolo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O acordo tem como grande objetivo, a promoção e divulgação do Sistema de Propriedade Industrial, bem como a sensibilização dos meios académico e empresarial para a importância da proteção das suas invenções, marcas e design.
Recentemente, o Politécnico de Portalegre constituiu um gabinete de apoio especializado nesta área, designado por GAPI – Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial, que operacionalizará o referido protocolo.
Premiados os melhores alunos
Como é habitual, nas comemorações do dia do Politécnico, realizar-se-á a sessão solene e serão entregues os prémios que distinguem os melhores alunos, graças ao patrocínio de entidades parceiras.
Homenageados trabalhadores
Serão homenageados os trabalhadores com 25 anos de serviço na instituição e os aposentados, este ano. Está previsto o anúncio dos resultados do Prémio de I&D do IPP e a entrega dos prémios do concurso regional do Poliempreende.
Apresentação de dois livros
A jornada começará com a apresentação de dois livros. O primeiro – O Guia Lexical Português-Chinês para o Jornalismo – é uma edição do Instituto Português do Oriente, que resulta do protocolo estabelecido com o Politécnico, no ano passado, e é fruto da colaboração de professores do Departamento de Ciências da Linguagem e da Comunicação da ESECS-IPPortalegre.
“Externalidades (…) do Politécnico de Portalegre”
O segundo livro a ser apresentado é o 12º volume da coleção Largo da Sé. A publicação, intitulada “Externalidades sociais, culturais e económicas do Politécnico de Portalegre”, apresenta os principais resultados de dois estudos, impulsionados pelo CCISP, que dão continuidade ao estudo de impacto socioeconómico nos concelhos de Portalegre e Elvas, que foi efetuado, anteriormente. Trata-se de uma avaliação integrada dos efeitos
económicos, sociais e culturais, que decorrem da localização do politécnico na região. Após a apresentação do livro, haverá um debate.
Curta-metragem de animação “Ode à Infância”
As atividades do período da tarde, iniciam-se com a projeção da curta-metragem de animação “Ode à Infância”, um trabalho dos alunos João Monteiro e Luís Vital, do curso de Design de Animação e Multimédia, que foi premiado na última edição da Festa Mundial da Animação. © NCV

Sem comentários: