24 de janeiro de 2020

Andaluzia assumiu no Algarve a presidência da Eurorregião EUROAAA (Alentejo, Algarve, Andaluzia)

Foto © CCDR-A/NCV
A Andaluzia assumiu no passado dia 16 de Janeiro a presidência da Eurorregião EUROAAA, Alentejo, Algarve, Andaluzia numa cerimónia realizada nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.
A transferência da presidência da EUROAAA, do Algarve para a Andaluzia, teve lugar no decorrer do V Conselho Geral da Eurorregião que contou com a presença dos Presidentes das três regiões: Francisco Serra, do Algarve, Juan Manuel Morena Bonilla, da Andaluzia, e Roberto Pe
reira Grilo, do Alentejo. A passagem formal da presidência foi acompanhada pela Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, que encerraria os trabalhos.
Ligação ferroviária diária entre Sevilha e Sines
O Presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra, deu as boas vindas e abriu a sessão. Roberto Pereira Grilo, Presidente da CCDR Alentejo, na sua intervenção, destacou a relevância que o chamado “corredor do sudoeste ibérico - o corredor atlântico” tem na afirmação desta Eurorregião, dando especial enfoque à importância estratégica do  Porto de Sines para o hinterland eurorregional e ibérico, nomeadamente  a recente ligação ferroviária diária estabelecida entre os portos de Sevilha e Sines, e que traduz uma visão comum no aproveitamento das oportunidades criadas para estes territórios peninsulares.
Navegabilidade no rio Guadiana até ao Pomarão
No balanço das atividades mais relevantes do período em que a Comunidade de Trabalho foi presidida pela Região do Algarve, Aquiles Marreiros, responsável pela Cooperação na CCDR Algarve, destacou entre outros, os trabalhos desenvolvidos no contexto da Estratégia de Especialização Inteligente, a melhoria da navegabilidade no rio Guadiana até ao Pomarão, os inúmeros projetos cofinanciados pelo Interreg Espanha–Portugal (POCTEP) e a criação da Eurocidade do Guadiana que evoluiu para o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Guadiana.  
Afirmação da Eurorregião na Europa
Já como novo presidente da EUROAAA, Juan Manuel Morena Bonilla o Presidente da região andaluza agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Algarve no período da sua presidência, o empenho na criação da Eurocidade do Guadiana, do Eures e da RIS3 transfronteiriça, símbolos da coesão e da cooperação, enaltecendo o valor do trabalho conjunto para a afirmação da Eurorregião na Europa.
Cooperação Transfronteiriça
A cerimónia foi encerrada pela Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, que enalteceu a realização deste Conselho, considerando que a EUROAAA tem tido um papel e uma dinâmica relevantes num contexto em que o Governo de Portugal deposita a maior valorização: a Cooperação Territorial Europeia, com especial incidência para a Cooperação Transfronteiriça, a proteção civil e da natureza e a digitalização da economia. © NCV
Foto © CCDR-A/NCV

Sem comentários: