11 de janeiro de 2020

PSD: decorrem esta tarde as eleições “diretas” para o Presidente e para delegado ao Congresso Nacional de Fevereiro


Foto © NCV
Adicionar legenda
Decorre hoje, sábado dia 11 de Janeiro durante a tarde por todo o país a eleição do Presidente da Comissão Política Nacional do Partido Social Democrata (PSD). Concorrem Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz.
Em paralelo decorre também a eleição dos delegados (um em Castelo de Vide) ao 38º Congresso Nacional do PSD que se realiza nos dias 7 e 8 de Fevereiro no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Em Castelo de Vide as votações têm lugar, também entre as 14 e as 20 horas, na sede local na Rua de Olivença, 13 - 1º Esq. e o exercício do direito de voto é presencial, não é delegável, nem pode ser efetuado por correspondência.
Quinze militantes locais
O Presidente do PSD é eleito pelos militantes do Partido, com capacidade eleitoral ativa, por sufrágio universal, direto e secreto. Para poderem votar, deverão ter a quota paga e identificar-se na sua Secção, através da apresentação do documento original do cartão de cidadão, passaporte ou carta de condução.
O NCV apurou que em Castelo de Vide haverá cerca de 15 militantes nessas condições (eram 30 há dois anos), sendo que a Comissão Política local tem 11 elementos e a Mesa da Secção três.
As listas candidatas a Delegados tinham de ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção ou a quem o substitua, até às 24 horas da passada quarta-feira, dia 8 de Janeiro de 2020 (no terceiro dia anterior ao ato eleitoral)
Este calendário partidário foi definido por deliberação do Conselho Nacional reunido a 8 de Novembro de 2019.
Pedro Santana Lopes ganhou a Rui Rio há 2 anos
Recorda-se que há 2 anos, em Janeiro de 2018, Pedro Santana Lopes foi o grande vencedor das "directas" do PSD em Castelo de Vide (ver notícia AQUI). Nessa altura votaram 19 dos 30 militantes com direito a voto (quotas em dia), e 14 fizeram-no em Santana Lopes e 4 em Rui Rio, tendo-se verificado um voto em branco.
Na mesma data foi eleito Daniel Carreiras da Silva como delegado ao Congresso Nacional do Partido que se realizaria de 16 a 18 de Fevereiro.
Eleições locais este ano
Os órgãos locais do PSD em exercício foram eleitos em 2018 e terminam o seu mandato de 2 anos no próximo mês de Abril, pelo que proximamente deverão também ser marcadas novas eleições para o biénio 2020-2022. © NCV

Sem comentários: