11 de janeiro de 2020

Visita à Igreja de Santa Maria da Devesa como “proposta de fim-de-semana”


A proposta municipal para os visitantes este fim-de-semana é encabeçada pela sugestão de uma visita à Igreja Matriz de Santa Maria da Deveza, que está aberta ao público entre as 9:30 e as 12:30 horas e as 13:30 e as 17 horas.
Trata-se de “uma das mais belas e monumentais igrejas da Região - a Igreja de Santa Maria da Devesa, oráculo da maior freguesia do concelho”.
Não é possível definir com exatidão o ano da fundação da Igreja de Santa Maria da Devesa, mas os documentos de arquivo remontam para o final do séc. XIII ou início do séc. XIV.
A invocação a Santa Maria da Devesa é única no nosso país e é possível que esteja relacionada não apenas com o local onde se encontra, o qual era denominado como "as terras reguengueiras da coroa pertencentes à devesa do prado", mas também com a necessidade de defesa e proteção divina por parte dos castelo-videnses.
A atual igreja data do séc. XVIII, foi edificada ao longo de 84 anos e integra formas claramente barrocas. Aliás, é no portal principal, o de maior antiguidade, que se encontram formas visivelmente barrocas (como a concha).
No altar-mor encontra-se a imagem de Santa Maria da Devesa, uma imagem de pedra policromada do séc. XV. 
Pinturas da capela-mor e Museu de Arte Sacra
As pinturas da capela-mor são, na sua grande maioria, executadas pelo médico e pintor Dr. Adolfo João Lahmeyer Bugalho, entre 1952 e 1953, embora as do lado direito - O regresso do filho Pródigo e O repouso durante a fuga para o Egipto, sejam, respetivamente, de Luísa Maria Salema Cordeiro e de Alice Gordo Barata, ambas datadas de 1952.
No interior da Igreja, nomeadamente no Coro e Galerias, localiza-se o Museu de Arte Sacra Cónego Albano Vaz Pinto, que reúne peças pertencentes ao património religioso do concelho.
Outras sugestões
As restantes sugestões municipais são a Exposição de Pintura “Do we need trees?” de Oliveira Tavares na Sinagoga, a Exposição de Fotografia de Diogo Margarido na Igreja de S. João Baptista e o Sarau de Dança Senior Domingo no Centro Municipal de Cultura (15h30).© NCV

Sem comentários: