11 de julho de 2020

"Action Day" da FNAJ: 235 voluntários distribuem hoje máscaras a jovens em 20 locais em todo o país

A iniciativa, que visa sensibilizar para o desconfinamento em segurança, conta com o apoio de Marcelo Rebelo de Sousa e a presença de diversos Secretários de Estado.
A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) promove este sábado, dia 11 de Julho, às 16 horas (17 horas no Alentejo e Algarve), uma ação nacional, realizada em simultâneo em 20 cidades, para sensibilizar para um desconfinamento em segurança.
Com o slogan “O risco é real. Sê o herói deste verão!”, a iniciativa, que conta com o apoio da Presidência da República, vai envolver 24 federações regionais/distritais e associações juvenis na distribuição de máscaras de proteção em praias litorais e fluviais e parques.
A ação pretende alertar para as medidas de segurança a ter nesta fase de pandemia e comprometer os jovens no combate à Covid-19, posicionando-os como agentes de saúde pública. Contará com 235 jovens voluntários de federações e associações de todo o país, distribuídos por 25 brigadas, e com a presença de alguns Secretários de Estado em vários locais do país.
Na região do Alentejo a ação vai desenvolver-se na Praia da Amieira, em Portel, em parceria com a Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo (FRAJAL) e conta com a presença do Diretor Regional do IPDJ do Alentejo, Miguel Rasquinho, dirigentes da FNAJ, FRAJAL e Município de Portel.
João Diogo Carlos, da FNAJ, afirmou ao NCV que "o objectivo desta campanha é promover as associações juvenis enquanto espaços seguros para as actividades recreativas, culturais e desportivas, e também para ajudar os jovens a voltarem às suas rotinas”. Adiantando que “A acção de sensibilização vai ter lugar este fim de semana na praia da Amieira, e vai acontecer em simultâneo em outros locais do país para sensibilizar para um desconfinamento em segurança”.
Além deste “action day“ nacional, a campanha envolve também uma ação digital com a partilha de boas práticas e um manual de recomendações para reabertura dos espaços associativos, lançado recentemente em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. © NCV

Sem comentários: