11 de julho de 2020

Nisa com forte presença feminina em doação de sangue

Fotos © ADBSDP/NCV
Mais uma bem conseguida brigada teve lugar, sob os auspícios da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) e em estreita colaboração do serviço de sangue da ULSNA.
Desta feita foi em Nisa, tendo o centro de saúde recebido 32 voluntários. Destaque para a musculada presença feminina, com 19 inscrições (59,4%).
Três dos presentes não puderam fazer a doação – assim ditaram os exames prévios e que visam salvaguardar o bem estar de dadores e recetores. Mas sempre foram 29 as unidades de sangue total angariadas.
Quanto a estreantes a doar sangue, os números de Nisa são bem encorajadores já que cinco pessoas o fizeram, entre elas três do sexo feminino.
No que se refere ao Registo Português de Dadores de Medula Óssea efetivou-se uma inscrição. Mas, neste caso, a maior parte dos dadores há muito que se encontram inscritos no sistema.
O nosso calendário, proximamente assinala 18 de julho dia em que nos podem encontrar no centro de saúde de Castelo de Vide. A ADBSP realiza as brigadas sempre em manhãs de sábados. © JRR/NCV

Sem comentários: