7 de julho de 2020

Estado de alerta laranja especial até quinta-feira:
risco de incêndio é MUITO ELEVADO em Castelo de Vide, MÁXIMO em Marvão e Nisa e ELEVADO em Portalegre

Clicar na imagem para ampliar.
O Alto Alentejo em estado de alerta laranja especial até quinta-feira. O risco de incêndio florestal é muito elevado em Castelo de Vide, máximo em Marvão e Nisa (muito elevado na 5ª feira) e elevado e moderado em Portalegre.
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, onde se destaca para as próximas 72 horas o tempo quente e seco, o que representa um significativo agravamento do risco de incêndio rural, a CIMAA - Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor, e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.
Recorde-se que durante o período crítico (1 de Julho a 30 de Setembro) é PROIBIDO:
- Fazer queimadas Extensivas sem AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;
- Fazer queima de Amontoados sem AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.
- Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.
. Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
- Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
- Fumigar ou desinfestar apiários excepto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
- Usar motorroçadora (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
Por outro lado, é OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.
Em caso de Incêndio ligue de imediato para o 112. © NCV

Sem comentários: