9 de setembro de 2020

Comunicado da Diocese de Portalegre e Castelo Branco sobre “o regresso possível e prudente às atividades pastorais”

Fazendo uso das tecnologias digitais, D. Antonino Dias, Bispo da Diocese de Portalegre – Castelo Branco reuniu-se com o Vigário Geral, Vigário Episcopal do Clero, os Arciprestes, e os Diretores de alguns Secretariados sectoriais.
O primeiro momento foi dedicado a cada um partilhar a sua realidade local, sobre a Covid – 19 e as suas implicações na vida pastoral, para assim haver uma visão de conjunto.
Dessa partilha percebeu-se que com focos pontuais e, até ao momento, sempre rapidamente controlados pelas autoridades de saúde, a situação na Diocese tem sido, no que toca à pandemia, serena.
Desta Reunião combinou-se fazer o presente Comunicado:
Comunicado
1. Será prudente adiar o início da Catequese da infância e adolescência nas paróquias até ao final do mês de outubro, com vista a deixar estabilizar o início da escola e os eventuais impactos na situação pandémica.
2. Quando começar a Catequese, ter-se-á sempre em vista o estrito cumprimento das regras de distanciamento, uso de máscara e desinfeção, não podendo acontecer catequese em sítios onde não haja condições para que aconteça em segurança.
3. As pessoas pertencentes a grupos de risco, catequistas ou catequizandos, não devem frequentar presencialmente a catequese, encontrando-se, com criatividade e responsabilidade, formas que permitam a uns exercer o ministério e a outros ser ajudados a descobrir a amizade com Jesus.
4. O Secretariado Diocesano da Educação Cristã da Infância e Adolescência pondera propor momentos de formação de catequistas, inicial ou contínua, por via digital.
5. As atividades com jovens, organizadas pelo Secretariado da Juventude e Vocações estão agendadas, mas sujeitas às contingências próprias de cada momento. Tudo o que não for possível realizar com presença pessoal, realizar-se-á por vias digitais.
6. A Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, continua a ser o grande horizonte e a meta de toda a ação pastoral, principalmente neste sector juvenil.
7. D. Antonino, concordando com a proposta feita pelo Secretariado de Liturgia, aceitou prolongar por um ano todos os mandatos de MEC, MECDAP e MECDEAP que terminavam no dia 31 de Dezembro de 2020, dispensado assim a habitual realização da formação para a renovação de mandatos.
8. Os párocos que queiram apresentar Novos Candidatos a estes ministérios laicais, devem fazê-lo até 31 de Outubro 2020 para que, em articulação estreita entre o Secretariado de Liturgia e os párocos se encontre com criatividade a forma mais segura e eficaz de iniciar a sua formação.
9. As Reuniões de Clero dos Arciprestados, a acontecer, sejam realizadas com os cuidados e regras de distanciamento necessários. Lembrem-se que se algum que participou na reunião testa positivo, todos terão de ficar em quarentena, o que fará com que todo o arciprestado fique sem a presença de sacerdotes…
10. A Assembleia Diocesana de Pastoral agendada para o último sábado de setembro será substituída por uma presença nas redes sociais da Diocese de modo a orientar e estimular as comunidades cristãs no arranque deste Ano Pastoral 2020 – 2021.
Portalegre – Castelo Branco, 1 de Setembro de 2020

Sem comentários: