27 de novembro de 2020

Bombeiros de Castelo de Vide:
propositura de Vítor Carapeto e de Bruno Marques
para 2º comandante e ajunto do comando
não foi bem recebida e situação “está a ser reavaliada”

O 1º comandante dos Bombeiros de Castelo de Vide, António Raimundo, formalizou junto da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Castelo de Vide a sua proposta de nomeação dos bombeiros Vítor Carapeto e Bruno Marques para 2º comandante e adjunto do comando.
A informação não foi pacificamente recebida ao ser comunicada ao corpo ativo e deu lugar mesmo a uma reunião entre membros do corpo ativo com os dirigentes na passada segunda-feira que se mostrou inconclusiva.
E neste momento a situação está ainda a ser reavaliada, para usar os termos concretos do Presidente da Direção, José Agostinho, contactado sobre o assunto pelo NCV. Espera-se para breve uma decisão que permita ultrapassar a situação, considerada muito pouco cómoda para todos os intervenientes e muito pouco tranquila para a vida quotidiana da corporação.
Esclarece-se que uma vez aceite a proposta pela Direção da Associação dá-se início a um processo que envolve um período de formação na Escola Nacional de Bombeiros antecipando a sua designação efetiva para os lugares e a homologação final por parte da ANEPC.
António Raimundo sozinho no comando desde Dezembro de 2017
Este processo destina-se a normalizar a situação do comando do Corpo de Bombeiros que tem estado sozinho desde 2017 como 1º comandante à frente dos soldados da paz.
António Raimundo tinha sido nomeado em Julho de 2018, por unanimidade da Direção para o cargo de Comandante do Corpo de Bombeiros de Castelo de Vide, mas em termos práticos já desempenhava estas funções vai fazer 3 anos - desde 11 de Dezembro de 2017 - em regime de substituição (ver notícia AQUI) do então comandante Pedro Rabaça e do então adjunto José Paulo Alexandre afastados por decisão da Direção (ver notícia AQUI).
Posse formal em Fevereiro de 2019
António Raimundo tomou posse formalmente em Fevereiro de 2019 como comandante do Corpo de Bombeiros da Associação dos Bombeiros de Castelo de Vide, depois de completar a sua formação na Escola Nacional de Bombeiros, e ter sido emitido o respetivo despacho de homologação pela ANPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Desde essa altura que lhe cabe a iniciativa de indicar à Direção da Associação os 2 bombeiros a nomear para os cargos de 2º comandante e de ajunto para ficar completo o comando do corpo ativo, depois dessas escolhas se colocarem em situação de poder merecer a necessária homologação por parte da ANEPC. © NCV

Sem comentários: