16 de janeiro de 2021

Estado de emergência impediu Feira de Santo Amaro:
- funcionou o Mercado Municipal (incluindo o bar)

Foto © Arquivo NCV
A tradicional Feira de Santo Amaro, a primeira do ano em Castelo de Vide, deveria ter decorrido ontem sexta-feira, não fora o caso de o funcionamento de feiras e mercados estar restringido à venda de produtos alimentares.
A Feira de Santo Amaro deixou vazia a Praça D. pedro V e mais uma vez este ano não deu assim início ao recém aprovado plano Anual de Feiras e Mercados no que toca a feiras. Recorda-se que em 2020 esta feira também não se realizou por falta de “condições atmosféricas” mínimas para tal.
Por essa mesma razão apenas funcionou ontem o Mercado Municipal, incluindo com toda a normalidade o respetivo bar onde se vende a massa frita que ali atrai sempre muitas pessoas.
Uma das mais antigas do concelho
Foto © Arquivo NCV
A Feira de Santo Amaro é uma das mais antigas do Concelho. Segundo António Vicente Raposo Repenicado*, a sua origem em dia fixo deve remontar ao reinado de D. Pedro I, lado a lado com a Feira dos Ramos (que poderá ser a mais antiga) e em paralelo com os “mercados ordinários” (vd calendário de feiras e mercados deste ano AQUI).
Os afamados panos e os ricos gados
Durante alguns séculos foram estas duas feiras que trouxeram a Castelo de Vide os compradores para os seus (então) afamados panos e os seus gados, até que em 1761 a Câmara Municipal pediu a El-Rei a instituição da Feira de São Lourenço no dia 10 de Agosto de cada ano e em substituição das outras duas. Não se sabem as razões de tal pedido, mas o que todos sabemos é que ambas persistiram na agenda e na cultura locais até hoje, embora perdendo alguma influência relativamente ao certame de Agosto.
Mercados francos desde há 100 anos
Para além destas feiras existiram durante muitos anos – e persistem à sua maneira - os mercados diários ordinários, os mercados das sextas-feiras e a chamado Mercado Franco, na última sexta-feira de cada mês, que foi criado por deliberação da Câmara Municipal de 22 de Novembro de 1909, faz este ano 100 anos. © NCV
* Vd. “Relação de Sucessos Históricos, Notícias e Acontecimentos Políticos, Administrativos, Sociais e outros da Notável Vila de Castelo de Vide”, in Terra Alta nº 500, de 22 de Janeiro de 1967.

Sem comentários: