22 de fevereiro de 2021

Centro Paroquial de Assistência foi excluído dos apoios municipais às IPSSs do concelho em tempos de Covid-19

O Centro Paroquial de Assistência de Castelo de Vide, que mantém em funcionamento um infantário na Vila, não foi incluído na segunda vaga de apoios municipais às IPSSs do concelho no âmbito do combate ao Covid-19 ao contrário do que aconteceu em 2020 quando lhe foram atribuídos 5 mil euros.
O problema foi levantado na última reunião do Executivo Municipal pelo vereador Tiago Malato que questionou o Presidente da Câmara Municipal sobre as razões deste tratamento discriminatório e sobre se a situação vai ser revista ou não.
Porque saiu da lista de apoios?
“E não é evidente porque saiu (o Centro Paroquial) da lista de apoio. Este é o problema de não haver critérios evidentes. É o problema de estar tudo dependente das suas ideias, que passam por decisões”.
O autarca do PS sublinhou mais uma vez “a falta de critérios objetivos na definição de apoios e valores” que tem presidido aos apoios no âmbito das medidas excecionais de combate ao Covid-19.
O Presidente da Câmara Municipal respondeu vagamente que a instituição não necessitava de apoio e que teria outras fontes de possíveis apoios, sem no entanto justificar a alteração dos critérios utilizados nos apoios de 2020.
“Ganhávamos em entender “oposição” como “composição”
Tiago Malato defendeu-se ainda neste âmbito de uma acusação de populismo; dirigindo-se a António Pita referiu que “é minha opinião, de há muito que o maior populista em Castelo de Vide é o senhor”.
Finalmente adiantou-lhe que “pode ter a certeza que me dedico o melhor possível na defesa do que acho importante para a vida de todos nós. Ganhávamos em entender “oposição” como “composição”. Para que fossem sempre procuradas e possíveis as melhores e mais qualificadas decisões”.
Quatro salas em funcionamento
O Centro Paroquial de Assistência de Castelo de Vide é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que possui as valências de Creche (dos 0 aos 3 anos) e de Pré -Escolar (dos 3 aos 6 anos).
A instituição dispõe de 3 salas de creche (berçário, sala de 1/ 2 anos e sala de 2/3 anos) e 1 sala de pré-escolar. Possui um recreio coberto, uma sala de audiovisuais e biblioteca. © NCV

Sem comentários: