24 de novembro de 2006

Vereadores socialistas entregam documento com as suas “grandes opções” para 2007

O grupo de vereadores do Partido Socialista, integrado por António Soldado e Luís Roque, propôs ao restante Executivo municipal a inclusão de um amplo conjunto de actividades nas Grandes Opções do Plano para 2007. O documento consubstancia 43 propostas, 10 das quais especificamente dirigidas a Póvoa e Meadas, visando “aumentar a coesão do território”. Trata-se provavelmente da primeira vez que a chamada “oposição” municipal faz ouvir a sua voz e proactivamente contribui com um documento programático desta natureza tão concreta.
Recorda-se que a Câmara Municipal deverá aprovar na sua primeira reunião de Dezembro não apenas o Orçamento Municipal para o próximo ano como também o Plano Plurianual de Investimentos e as Grandes Opções para 2007, de forma a que os mesmos documentos possam ser ratificados em tempo pela Assembleia Municipal que deverá ter lugar antes do Natal, na semana de 18 a 22 de Dezembro.
Entre as propostas dos vereadores socialistas de Castelo de Vide, que seguem em traços gerais as do respectivo programa eleitoral, destacam-se as relativas à “promoção do desenvolvimento económico”: criação de mais lotes na zona industrial, pacote de incentivos a novas empresas, criação de um Gabinete de Apoio ao Investidor, edição de um guia dos estabelecimentos tradicionais e criação de “bolsas de estacionamento” nos centros urbanos. Na lista de acções propostas figura ainda a construção das Termas de Castelo de Vide.
No campo agrícola, as propostas abrangem o fomento de uma Cooperativa Agrícola, o apoio à criação de “Marcas Fortes para Produtos Agrícolas” com potencial competitivo, (e sua definição).
Seguindo a mesma linha, no capítulo da Juventude as propostas vão no sentido da criação de novas oportunidades de emprego através da promoção do desenvolvimento económico, e de um Programa Concelhio de Fomento ao Empreendedorismo Jovem, para além da criação de condições preferenciais de acesso à habitação.
Como medidas de carácter estritamente social, o documento propõe a comparticipação na compra de medicamentos, em articulação com o Cartão Social do Idoso e o acompanhamento nocturno dos idosos mais dependentes e mais isolados. Para além do apoio à conclusão das obras do Centro de Acamados de Castelo de Vide, da criação da Oficina do Idoso e de um Conselho de Anciãos.
A “análise da viabilidade da construção do Bairro da Ladeira de São João”, a “facilitação da reabilitação das casas mais degradadas” do interior de Castelo de Vide e na zona urbana da Póvoa, e a promoção do arrendamento de casas desabitadas do Centro Histórico, a preços sociais, para os mais jovens, bem como a despoluição da Ribeira de São João e da Barragem da Póvoa são outras das acções que António Soldado e Luis Roque pretendem ver consagradas no Plano Municipal de 2007.
O mesmo acontece com a construção da Variante, a requalificação da Carreira de Cima, um regulamento municipal sobre construção e melhoramento de caminhos, estacionamento para deficientes na Carreira de Baixo, a requalificação da Rua dos Antigos Quartéis, a revitalização da Rua Direita e a “recuperação da antiga casa do Sr. Fura” (sic).
No domínio da Protecção Civil a proposta única é a de serem criados “pontos de abastecimento de água na Serra de S. Paulo”, e no capítulo da educação surgem as propostas de “apoio à Paróquia na construção da Creche/Jardim de Infância” e de criação de Bolsas de Estudo para a frequência do Ensino Superior para os alunos com menos recursos.
Na cultura refere-se a criação de “eventos de referência” no plano cultural com periodicidade definida, como, por exemplo, um Festival Anual de Teatro ou um Festival Anual de Música. Na área da saúde defende-se a elaboração de um “Projecto Integrado de Prevenção de Doenças (obesidade, diabetes, hipertensão, depressão, entre outras)”.
Póvoa e Meadas: “aumentar a coesão do território”

A localidade de Póvoa e Meadas mereceu dos vereadores socialistas um destaque especial e tal como acontecera já no programa de candidatura é tratada à parte. As dez propostas específicas para a freguesia incluem o melhoramento do piso da Variante do Touril, a repavimentação da estrada da Meada, a pavimentação do Caminho do Touril e do caminho da Fonte de Paules “e dos restantes caminhos e estradas em estado de degradação”.
A definição e implementação de um Plano de Toponímia no Bairro das Vinhas, a revisão e alargamento do Plano de Urbanização da Póvoa, “na medida das necessidades existentes” e o estudo de viabilidade para a construção de uma Pista de Desportos Motorizados de Todo o Terreno são outras das propostas.
Mas os vereadores socialistas querem ainda restaurar a Igreja do Espírito Santo, criar “ uma pequena Zona de Actividades Económicas”, implementar “mais espaços verdes no perímetro urbano” e criar um Roteiro Turístico para a Póvoa, para além de promover Campos de Férias durante o Verão, criar acessos públicos à Internet e implementar acessos de Internet de banda larga e apoiar a realização de exposições de artesãos locais, descentralizando a realização de eventos culturais concelhios, com “espectáculos de índole cultural que possam constituir referências na Póvoa, designadamente Peças de Teatro, entre outros". NCV


Sem comentários: