23 de janeiro de 2007

Cerca de sessenta pessoas participaram
no Fórum de Participação da Agenda 21 Local

Foram cerca de seis dezenas as pessoas que se reuniram ontem segunda-feira, ao final da tarde, no Centro Municipal de Cultura de Castelo de Vide, com o objectivo de equacionar “os principais desafios e opções de carácter estratégico para o Concelho”. Tratou-se do I Fórum de Participação da Agenda 21 Local, uma acção de concertação considerada importante para a construção de uma visão de futuro para o Concelho de Castelo de Vide”.
Muito notada foi a ausência dos dois vereadores socialistas da Câmara Municipal de Castelo de Vide, bem como de António Ribeiro, que se encontra de férias precisamente esta semana. Em representação do Município participaram João Manuel Margarido da Silva e vários outros membros da Assembleia Municipal, bem como o Vice-Presiente da Câmara Municipal, António Pita, a vereadora Ana Júlia Magro e alguns outros quadros municipais.

Cinco grandes áreas de trabalho

Durante os trabalhos, e por uma questão prática, os 16 temas inicialmente listados foram reduzidos a cinco: ordenamento do trerritório, fomento empresarial e melhoria da competitividade do tecido económico do concelho, qualificação da população activa (educação/formação), marketing e “imagem territorial” do concelho e turismo (nas vertentes terra, rural, natureza, cinegética e arqueologia). Os participantes dividiram-se em grupos de 5 pessoas, tendo trabalhado 2 grupos por cada tema.
Quatro fases até 2008

O projecto Agenda XXI Local está a ser desenvolvido em 4 fases, e decorrerá até 30 de Janeiro de 2008, enquadrado pela Câmara Municipal, pela Associação de Municípios do Norte Alentejano e pela Universidade Nova de Lisboa”. A primeira fase (já concluídao) foi de auscultação da sociedade civil, de agentes e actores locais, tendo já sido inquirida uma amostra de 3 por cento da população; neste momento ainda continua a ser amplamente distribuído o folheto de divulgação da iniciativa, bem como dos objectivos que lhe estão subjacentes, divulgação esta que está igualmente disponível no web site da Autarquia (ver
AQUI). © NCV


Sem comentários: