14 de janeiro de 2007

George Wheelhouse Robinson
morreu há 75 anos em Portalegre

Passam no próximo dia 16 de Janeiro 75 anos sobre o falecimento do industrial portalegrense George Wheelhouse Robinson em 1932. A efeméride será assinalada com a celebração de uma missa em sua memória na Igreja de São Lourenço, pelas 18, 30 horas desse mesmo dia.
Nascido em 17 de Setembro de 1857 (faz também este ano 150 anos), herdaria de seu pai George Robinson o negócio da “fábrica das rolhas” que ele havia adquirido aos seus compatriotas da família Reynolds depois de ter decidido instalar-se em Portalegre por volta de 1840, onde tinha vindo para se documentar sobre a cortiça que processava em Halifax há bastante tempo.
O jovem Robinson desenvolveu a componente industrial do negócio, adquiriu fábricas em San Vicente de Alcantara, promoveu a criação de um sindicato operário do sector, de uma creche para os filhos dos trabalhadores e de uma cooperativa de abastecimento, e esteve na origem da criação dos Bombeiros de Portalegre.
Entre 1910 e 1915 dá início à produção de aglomerados de cortiça para revestimento, e depois de pavimentos coloridos com anilinas. George W. Robinson morre em Janeiro de 1932, e depois disso a unidade industrial viveu sempre momentos mais ou menos conturbados, como os actuais. © NCV
(Dados recolhidos do trabalho “Espaço Robinson – Nota Histórica”, de Manuela Mendes (Portalegre, Janeiro de 2003)


Sem comentários: