8 de janeiro de 2007

Rede Camarária em Banda Larga
liga edifícios autárquicos por fibra óptica

Custou 1,6 milhões de Euros e permite ligar em rede o s edifícios públicos dispersos dos 15 municípios do distrito de Portalegre através de fibra óptica. Chama-se Rede Camarária em Banda Larga, está concluída desde finais de Dezembro e foi possível no âmbito do projecto Portalegre Distrito Digital (PDD), cujo investimento global atingiu os 5,3 milhões de euros. Permitirá que os Municípios do distrito consigam "reduzir em cerca de metade os custos das comunicações".

"Fomos o primeiro Distrito Digital do Alentejo a ter ficado concluído e um dos primeiros do país. O PDD é também um caso de sucesso porque o plano de investimentos para 2002/2006 foi executado a cem por cento, sem que qualquer verba tenha sido retirada ou devolvida", congratulou-se publicamente a responsável Ana Raquel Milhano.

A Associação para o Desenvolvimento do PDD, que integra a Associação de Municípios do Norte Alentejano, o Instituto Politécnico de Portalegre, as 15 Câmaras Municipais o NERPOR e a Região de Turismo de S. Mamede, vai agora avançar com nova candidatura a apoios comunitários.

"Queremos desenvolver uma segunda fase do projecto, com outras acções, como uma rede comunitária. Os municípios já têm os seus vários edifícios ligados, mas gostaríamos também que essas Câmaras Municipais estivessem interligadas entre si", justificou Ana Raquel Milhano. © NCV

Sem comentários: