14 de março de 2007

"Medicina e Arte": Proposta de Fim-de-Semana de 17 e 18 de Março evoca 100º aniversário do Dr. Adolfo Bugalho

Sob o tema “Medicina e Arte”, a “proposta de fim-de-semana” para 17 e 18 de Março evoca o 1ooº aniversário do Dr. Adolfo Bugalho e convida a uma visita às suas pinturas de grande dimensão que existem na Igreja Matriz de Santa Maria da Deveza de Castelo de Vide.

Dia 21 de Março comemora-se o 100º aniversário do Dr. Adolfo Lahmeyer Bugalho. Como celebração do seu aniversário, propomos que este fim-de-semana visite na Igreja de Santa Maria da Devesa as suas pinturas na capela-mor.

Adolfo Lahmeyer Bugalho nasceu no Porto a 21 de Março de 1907. Licenciou-se em medicina em 1933. Estabeleceu-se em Castelo de Vide, onde viviam os seus pais, e aqui exerceu medicina e também se dedicou à pintura e à gravura. Faleceu a 10 de Dezembro de 1986, aos 79 anos de idade.

Médico e pintor

Foi este médico e pintor que executou a maioria destas pinturas, entre 1952 e 1953. Apenas duas destas telas não foram pintadas por ele, “O Regresso do Filho Pródigo” (por Luísa Maria Salema Cordeiro-1952) e “O Repouso da Fuga para o Egipto” (por Alice Gordo Barata-1952). Todo o programa iconográfico foi elaborado pelo Cónego Albano Vaz Pinto e provavelmente discutido com Adolfo Bugalho. As suas telas encontram-se complementadas com transcrições de versículos relativos ao tema representado.

Do lado do Evangelho podemos observar quatro telas:

· Assunção da Virgem: esta tela situa-se junto à janela, nela encontra-se representada a Nossa Senhora rodeada por três anjos, com a transcrição Assunta est maria in caelum ;

· Vocação de São Paulo: no registo intermédio está localizada esta tela que representa a vocação de São Paulo que se converteu e anunciou a palavra de Deus, nela encontra-se inscrito o seguinte versículo: Et cadens in terram audivit vocem dicetem sbi saule quid me pper seq veris (“E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, porque me persegues?”);

· Representação simbólica dos quatro evangelistas: nesta tela encontram-se figurados os evangelistas S.Lucas (Boi), S. Marcos (Leão), S. João (Águia) e São Mateus (Anjo) estão escritas as palavras de Jesus da crucificação: Pater in manus tuas commendo spiritum meum (“Pai em tuas mãos entrego o meu espírito”;

· Versículo 2 do Salmo 42: junto à porta encontra-se esta tela que representa o versículo 2 do Salmo 42 (41) que tem a seguinte inscrição Quem ad modum desiderat cervus in fontes aquarum: ita desiderat anima mea ad te, Deus (“como suspira a corsa pelas águas correntes, assim a minha alma suspira por ti, ó Deus”).

Do lado oposto podem observar-se mais 2 telas:

· Anunciação, que é a primeira tela e tem escrito: Ave Gratia Plena Dominus Tecum

· Versículo do Evangelho de São Mateus 19, 17: está localizada junto à porta da sacristia e representa a resposta que Jesus deu a um jovem rico que lhe perguntou o que era necessário fazer de bom para alcançar a vida eterna: Si autem vis ad vitam ingredi, serva mandata (“mas se queres entrar na vida eterna serve os mandamentos”).

A Igreja de Santa Maria da Devesa

É a Matriz de Castelo de Vide. Começou a ser construída em 1789 e foi concluída em 1873. A sua edificação coincide com o local onde existia uma anterior capela datada de 1311, mandada construir por Lourenço Pires e sua mulher. Como demorou 84 anos a ser construída, possui características de vários estilos arquitectónicos. É constituída por sete volumes: nave, capela-mor, transepto, duas torres sineiras e duas sacristias e está localizada no extremo oeste da Praça D. Pedro V. Este templo, é muito provavelmente, o mais vasto de todo o Alto Alentejo. © NCV

Sem comentários: