A Freguesia de Póvoa e Meadas conta com mais um interessante atractivo cultural. Nem mais nem menos do que um novo achado arqueológico, no caso um menir. A descoberta deste espólio arqueológico foi feita recentemente pelo professor Jorge Oliveira e pela dr.ª Cristina Tomás.
A peça arqueológica agora identificada mede cerca de 140 centímetros acima do solo. E encontra-se algures junto a uma via da Freguesia da Póvoa, em local concreto que brevemente será tornado público.
De referir que, de momento, na zona de Póvoa e Meadas passaram a conhecer-se nada mais nada menos do que três Menires : O conhecido Menir da Meada, o Menir do Carvalhal e agora este, que os arqueólogos inclusivamente já baptizaram.A peça arqueológica agora identificada mede cerca de 140 centímetros acima do solo. E encontra-se algures junto a uma via da Freguesia da Póvoa, em local concreto que brevemente será tornado público.
De acordo com Jorge Oliveira, "trata-se de uma peça interessante, ainda que esteja seguramente fora do seu lugar original". O novo menir deveria mesmo, segundo este especialista, ser resguardado num espaço de museu, antes que possa vir a sofrer algum dano irreparável, para o que sera necessária autorização do Instituto do Património Arqueológico. © JRR/NCV
Na foto o muito conhecido Menir da Meada.
Sem comentários:
Enviar um comentário